A Prefeitura de São Gonçalo decretou situação de emergência nesta terça-feira, (14/02) após as fortes chuvas que atingiram a cidade da Região Metropolitana do Rio. O temporal ocasionou os deslizamentos de encostas, alagamentos e dezenas de pessoas ficaram desabrigadas.
Até o momento, uma mulher morreu e três pessoas, de uma mesma família, estão desaparecidas.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, a atuarem “nas ações de resposta ao cenário de desastre”. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir rapidez nas medidas. A situação de emergência terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada.
Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulho, além de dar assistência às vítimas e desabrigados ou desalojados e 47 pontos de apoio para atender desabrigados e desalojados foram abertos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram identificados, pelo menos, nove pontos de deslizamento de terra no município. Um dos bairros mais afetados foi o do Engenho Pequeno.