Prefeitura de Saquarema dá início a estudos para a criação de áreas ambientais

Neste momento, estudos estão em curso para a definição da localização das áreas a serem preservadas por sua relevância ecológica e natural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 O município de Saquarema recebeu, na última semana, a visita de técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da Coordenadoria de Biodiversidade – COOBIO. A comitiva foi recebida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilmar Rocha de Magalhães, e demais técnicos do Município. Durante a visita, os servidores percorreram diversas áreas municipais de grande potencial ecológico, com vistas à conservação do bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas consorciados. Neste momento, estudos estão em curso para a definição da localização das áreas a serem preservadas por sua relevância ecológica e natural.

Na ocasião foram realizados registros fotográficos e coletas de espécimes da flora nativa, de modo a aprovar a escolha de locais como possíveis novas unidades de conservação a serem criadas pelo município. A parceria, capitaneada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca identificar os fragmentos e áreas ambientais que possuam características essenciais para a criação de novas unidades de conservação, buscando proteger o patrimônio ambiental do município, promover a educação ambiental e dar protagonismo a esse território.

A visita é a primeira etapa de uma série de ações para se chegar à criação de uma área de preservação ambiental. Agora, demos início a um estudo colaborativo entre os órgãos que resultará no diagnóstico ambiental das áreas visitadas e, posteriormente, à proposta da criação de novas unidades de conservação em Saquarema”, afirmou Gilmar.

Novas áreas ambientais

Areas Ambientais Saquarema 1 Prefeitura de Saquarema dá início a estudos para a criação de áreas ambientais

Com a visita, foi dado início aos estudos que definirão os locais para a criação de duas áreas ambientais na cidade: a primeira, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e a segunda, um Parque Natural Municipal.

Advertisement

A ARIE é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-las com os objetivos de conservação da natureza. Em geral estabelecidas em áreas com menos de 5.000 hectares, podem ser constituídas por terras públicas ou privadas. O uso destas áreas é possível, desde que respeitados os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais. ARIEs são reguladas através do Plano de Manejo e nelas são proibidas atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas protegidos.

Já o Parque Natural Municipal é uma unidade de conservação de proteção integral. Por esta razão, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais, por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, e à realização de pesquisas científicas e de turismo ecológico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Saquarema dá início a estudos para a criação de áreas ambientais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui