Prefeitura de Teresópolis e Enel se preparam para o verão com plano de gestão de crises climáticas

Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, recebe a Enel para discutir o Plano Verão de Gestão de Emergência 2024/2025, que visa atender a população em períodos de chuvas intensas. A iniciativa inclui aumento de equipes e melhorias na rede elétrica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Bruno Nepomuceno

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, se reuniu nesta quarta-feira (06/11) com representantes da concessionária de energia elétrica Enel para a apresentação do Plano Verão de Gestão de Emergência e Crise, desenvolvido para atender o município durante o período de chuvas intensas, previsto para ocorrer entre dezembro de 2024 e o início de 2025.

A reunião contou com a presença do gerente operacional da Região Serrana, Rodrigo Luiz de Almeida, do especialista em operações comerciais, Luiz Cláudio Nunes, e da executiva de atendimento, Michele Silvia. Durante o encontro, a equipe da Enel detalhou as principais ações e investimentos previstos no plano, que visam fortalecer a infraestrutura elétrica e assegurar a continuidade do serviço em condições climáticas extremas.

Participaram também os secretários municipais Flavio Castro (Meio Ambiente), Davi Serafim (Obras e Serviços Públicos) e o Coronel Albert Andrade (Defesa Civil), acompanhado do Major Fábio Pimentel, diretor técnico da Defesa Civil.

Ações e Investimentos para um Sistema Mais Resiliente

O Plano Verão da Enel prevê, entre outras medidas, a duplicação das equipes de poda de vegetação, passando de oito para dezesseis, e um aumento de 27% nas equipes de emergência em comparação ao último ano. Além disso, foram contratadas oito novas equipes próprias, e o quadro técnico-operacional será expandido em 30% para intensificar o suporte durante o período crítico de chuvas. O plano também inclui melhorias na rede elétrica e serviços preventivos, visando minimizar interrupções e garantir um funcionamento mais eficiente.

Entre 2021 e 2024, a Enel já investiu cerca de R$ 50,6 milhões em Teresópolis, com a aquisição de 49 equipamentos telecontrolados e a execução de 654 obras para conexão de novos clientes. A empresa também completou uma extensão de 180,6 quilômetros de linhas, incluindo recondutoramento, para reforçar a rede no município.

“Estamos nos preparando para enfrentar as adversidades climáticas, que se intensificam cada vez mais no Brasil. Como concessionária de serviços essenciais, temos a responsabilidade de atuar em parceria com órgãos públicos e outras entidades para oferecer um serviço de qualidade à população,” declarou Rodrigo Luiz de Almeida, gerente da Enel na Região Serrana.

Prefeito Destaca Importância das Medidas para Segurança da População

O prefeito Vinicius Claussen enfatizou a importância do planejamento e da cooperação com a Enel para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de Teresópolis, especialmente em períodos de fenômenos climáticos intensos. “Essas ações complementam as medidas preventivas que implementamos no início de 2024. Quando recebemos alertas de chuva forte, mobilizamos equipes para percorrer as principais áreas de risco, orientando moradores sobre a necessidade de deixarem suas casas. Também providenciamos acolhimento e buscamos apoio dos governos estadual e federal para estruturar ações mais abrangentes,” pontuou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil lançará até o início de dezembro o Plano Verão 2024/2025, que trará um conjunto de medidas para a rápida resposta a emergências envolvendo chuvas fortes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Teresópolis e Enel se preparam para o verão com plano de gestão de crises climáticas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui