Prefeitura define repartição tarifária entre sistema de transporte do Rio

Resolução publicada no D.O. define que 65% da tarifa pelo BUC será destinado ao VLT e os demais 35% ao BRT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obras e novos ônibus do BRTs do corredor Transoeste são inaugurados — Foto: Reprodução/ TV Globo

A resolução 3.689, que define a nova repartição tarifária adotada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) em 2024,foi publicada no Diário Oficial do município, nesta quarta-feira (3). O texto define o percentual a ser recebido por cada modal integrante do Bilhete Único Carioca (BUC): Sistema de Transporte Público Local (STPL), Sistema de Ônibus Rápido (BRT) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Atualmente, o BUC pode ser usado pelos passageiros no prazo máximo de três hora; tempo decorrido entre os dois validadores dos modais acessados. Quando um dos transportes for o BRT, o usuário tem o direito a um segundo transbordo no mesmo intervalo de tempo. A repartição tarifária pouco impactará os usuários.

O ajuste está na distribuição dos valores arrecadados em cada operação dos transportes, a partir de 12 de janeiro. A resolução define que 65% do valor da tarifa pelo BUC será destinado ao VLT e os demais 35% ao BRT. No caso de dois transbordos, o BRT nada ganhará. Quanto aos demais modais será aplicado o percentual vigente de transbordo.

Em caso de apenas um transbordo, não haverá integração entre os ônibus do STPL e o VLT.  

Advertisement

Informações: Diário do Transporte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura define repartição tarifária entre sistema de transporte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui