O Ministério Público do Rio e a Secretaria de Ordem Pública realizam nesta sexta-feira, (25/11), uma operação para demolir dois pavimentos de um prédio de oito andares que era construído ilegalmente na Estrada da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A construção está situada em uma área ambiental.
O Ministério Público afirma que emitiu uma notificação, em outubro, aos construtores para a paralização das obras ou possível legalização, mas nada foi feito. A Defesa Civil foi acionada para auxiliar na análise da estrutura.
O coordenador técnico de operações, Marcelo Camargo, conta o que foi encontrado durante as vistorias. “Foram constatadas fissuras nas estruturas. O prédio está adernando para a lateral. Ele não é legalizado e não tem possibilidade nenhuma de legalização. Está colocando em risco os moradores dos andares abaixo”, disse.
A Secretaria de Ordem Pública informou que o prédio está parcialmente habitado e a demolição será realizada inicialmente apenas nos andares sem moradores. Também participam da operação as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Comlurb, Rioluz, Light e Igua.
A pasta informou ainda que o lucro com a venda dos apartamentos chegaria a quase R$ 3 milhões. Um dos compradores, entrevistado pela Super Rádio Tupi, disse que pagou R$ 170 mil pelo apartamento.