Terrenos vizinhos são desapropriados para construção de unidade de suporte ao Hospital Salgado Filho

Nova unidade funcionará 24h por dia e atenderá casos de menor complexidade, deixando o Salgado Filho para casos de traumas e cirurgias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier / Internet

A Prefeitura do Rio determinou a desapropriação total dos quatro imóveis da Rua Arquias Cordeiro, números 358, 360, 364 e 368, vizinhos ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte da cidade. A desapropriação foi realizada a pedido da Subprefeitura regional, que entrou com a solicitação em outubro de 2024. Com a iniciativa, o poder público municipal pretende construir uma Coordenação de Emergência Regional (CER), unidade de apoio às emergências. A determinação do Executivo municipal foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (13).

Na solicitação, o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz declarou que “tal solicitação se justifica pela utilidade pública, bem como interesse social, assim, encontrando respaldo no art. 5º da Constituição Federal, posto que, tal desapropriação, se acatada, condicionaria o uso da propriedade em questão ao bem-estar social”.

As CERs, que funcionam diuturnamente, são construídas nas proximidades de grandes hospitais de emergência para desafogar as unidades, por meio do atendimento dos casos de menor complexidade. Com o suporte, os hospitais podem se dedicar à atuação nos casos de traumas e cirurgias.

“Com o CER, a gente aumenta a capacidade dos atendimentos de casos clínicos nos hospitais de emergência. O Salgado Filho é um hospital que recebe muitos casos de trauma, acidentes, (feridos por) projéteis de arma de fogo. E é o único na cidade do Rio que não possui esse dispositivo de classificação de risco, separando os casos de clínica médica dos casos de emergência e trauma. Com o CER, aumentamos o número de consultórios, de salas amarelas e de salas vermelhas, podendo assim ter um atendimento mais digno para a população da Zona Norte”, celebrou Diego Vaz.

Advertisement

A data de inauguração da nova unidade ainda não foi divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Terrenos vizinhos são desapropriados para construção de unidade de suporte ao Hospital Salgado Filho
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Com uma área gigantesca que está vazia do outro lado bem em frente ao Hospital, vão querer demolir o pouco que resta dos prédios antigos, inclusive do antigo cinema.
    Antes pegasse para restaurar.
    Há também o PAM que é subutilizado e bem grande, nunca tem ninguém lá. Poderiam utilizar melhor este para pequenos atendimentos.
    O Hospital já é gigantesco. Isso não me cheira a coisa boa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui