A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), abriu inscrições para programa Mulher Cidadã, que acontece em vários espaço espalhados pela cidade, onde serão oferecidas oficinas e rodas de conversa. O projeto, que conta com a parceria de outras secretarias, atenderá prioritariamente regiões de vulnerabilidade social.
Todas as atividades serão desenvolvidas por voluntárias, imbuídas do compromisso de fortalecer a cidadania e aumentar o sentimento de pertencimento territorial da mulher carioca. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 24/04, via Central 1746, da Prefeitura, ou pela internet, no link: bit.ly/Voluntarias2022.
A secretária da Mulher, Joyce Trindade, destaca que a realização das oficinas em lugares próximos às mulheres em situação de vulnerabilidade social, é para que elas tenham real possibilidade de ter acesso a uma qualificação.
“Uma mulher em situação de vulnerabilidade socioeconômica não tem condições de fazer um dos cursos ou oficinas longe de suas moradias. Por isso, é tão importante o trabalho das voluntárias no programa. Conseguimos capacitar mais mulheres para o início ou o fortalecimento da autonomia financeira dela”, disse a secretária.
O Mulher Cidadã terá programação nos seguintes locais:
Museu do Amanhã, no Centro; na Vila Olímpica Clara Nunes, na Fazenda Botafogo; e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Em 2021, mais de 1.000 moradoras da cidade foram capacitadas nas 30 oficinas oferecidas pela Prefeitura. O projeto contou ainda com o voluntariado de mais de 200 mulheres