O secretário de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, Diego Vaz, determinou nesta sexta-feira (04/04) o acionamento de um plano emergencial de prevenção de alagamentos, diante da previsão de chuvas fortes até o sábado. A medida envolve o reforço imediato do efetivo para atuar na desobstrução de galerias e ramais pluviais, além de apoiar o escoamento da água nos pontos críticos da cidade.
A operação preventiva segue até o fim do alerta meteorológico. Durante o fim de semana, o esquema de plantão será ampliado com equipes de prontidão, equiparadas à capacidade operacional dos dias úteis. Nesta sexta, os times da pasta também terão suas jornadas estendidas, com foco em áreas de maior movimentação viária.
Desde o início do dia, as equipes da Conservação realizam a limpeza de galerias pluviais com o equipamento conjugado, que aspira objetos e utiliza jatos d’água para garantir o fluxo correto do sistema de drenagem.
“O carioca pode ter certeza que toda a nossa equipe estará de prontidão para mitigar os transtornos da chuva, que está prevista para vir. Será um grande volume de água e temos que ficar em alerta. O trabalho da Conservação é contínuo e será intensificado para dar uma resposta rápida à população”, afirmou Diego Vaz.
A secretaria já mapeou cerca de 270 ralos com dificuldades adicionais de limpeza, que desde março vêm sendo alvo de inspeções e intervenções mais frequentes. Além disso, pontos que registraram bolsões d’água em chuvas recentes tiveram o trabalho de prevenção reforçado nos últimos dias.
A ação faz parte de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Conservação, que mantém as operações de desobstrução das galerias pluviais de forma permanente, independentemente da previsão de chuva.