Prefeitura do Rio adquire nova tecnologia meteorológica que prevê chuvas de granizo

O equipamento será montado em uma torre na Serra do Mendanha, na Zona Oeste do Rio, além de superar em modernidade o antigo instalado no Morro do Sumaré

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto/ Divulgação

Um avançado radar meteorológico promete transformar as previsões climáticas na Capital Fluminense. Este novo dispositivo é capaz de antecipar a ocorrência de chuvas de granizo, trazendo um diferencial crucial para a cidade. E a previsão de instalação é a partir do mês de dezembro.

O moderno equipamento foi adquirido pela Prefeitura do Rio e será montado em uma torre de 25 metros de altura situada na Serra do Mendanha, na Zona Oeste do Rio. O radar de tecnologia banda “X” WRS400 supera em modernidade o antigo instalado no Morro do Sumaré no ano de 2010 e que segue em uso. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR) o novo medidor ampliará consideravelmente a capacidade de previsão de curto prazo para o Rio de Janeiro.

Marcus Belchior, o Chefe Executivo do COR, explica: “O nosso atual equipamento, possui tecnologia banda ‘C’. Esse novo faz uma leitura vertical e horizontal das nuvens e consegue captar a presença de gelo nas nuvens. Com isso, a gente conseguirá avisar, por exemplo, aos moradores de determinado bairro sobre a possibilidade de chuva de granizo com uma pequena antecedência.”

O radar de última geração, fabricado na Finlândia, pesa cerca de 400 kg e teve um custo de R$ 6,8 milhões. Ele possui uma antena de 1,4 metros e um radome de 2,4 metros de diâmetro, com alcance de até 150 quilômetros de raio.

Advertisement

O equipamento, devidamente licenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está programado para chegar ao Rio de Janeiro na primeira semana do próximo mês. E espera-se que comece a transmitir imagens para o videowall do COR já durante a temporada de verão, fornecendo informações valiosas para a previsão do tempo na região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio adquire nova tecnologia meteorológica que prevê chuvas de granizo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui