Um avançado radar meteorológico promete transformar as previsões climáticas na Capital Fluminense. Este novo dispositivo é capaz de antecipar a ocorrência de chuvas de granizo, trazendo um diferencial crucial para a cidade. E a previsão de instalação é a partir do mês de dezembro.
O moderno equipamento foi adquirido pela Prefeitura do Rio e será montado em uma torre de 25 metros de altura situada na Serra do Mendanha, na Zona Oeste do Rio. O radar de tecnologia banda “X” WRS400 supera em modernidade o antigo instalado no Morro do Sumaré no ano de 2010 e que segue em uso. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR) o novo medidor ampliará consideravelmente a capacidade de previsão de curto prazo para o Rio de Janeiro.
Marcus Belchior, o Chefe Executivo do COR, explica: “O nosso atual equipamento, possui tecnologia banda ‘C’. Esse novo faz uma leitura vertical e horizontal das nuvens e consegue captar a presença de gelo nas nuvens. Com isso, a gente conseguirá avisar, por exemplo, aos moradores de determinado bairro sobre a possibilidade de chuva de granizo com uma pequena antecedência.”
O radar de última geração, fabricado na Finlândia, pesa cerca de 400 kg e teve um custo de R$ 6,8 milhões. Ele possui uma antena de 1,4 metros e um radome de 2,4 metros de diâmetro, com alcance de até 150 quilômetros de raio.
O equipamento, devidamente licenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está programado para chegar ao Rio de Janeiro na primeira semana do próximo mês. E espera-se que comece a transmitir imagens para o videowall do COR já durante a temporada de verão, fornecendo informações valiosas para a previsão do tempo na região.