Prefeitura do Rio Adverte Sobre Golpes: Cuidado no Pagamento do IPTU 2024

A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um alerta à população sobre possíveis golpes relacionados ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um alerta à população sobre possíveis golpes relacionados ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2024.

Em comunicado oficial, a administração municipal destacou a importância de que os contribuintes estejam atentos a práticas fraudulentas que possam comprometer o correto pagamento do imposto. Golpistas têm se aproveitado de diversas artimanhas para enganar cidadãos desavisados.

A recomendação é que os moradores estejam cientes dos métodos seguros de pagamento, evitando compartilhar informações pessoais ou efetuar transações financeiras por meios não oficiais. A Prefeitura esclareceu que toda comunicação referente ao IPTU será realizada por canais oficiais, e qualquer abordagem suspeita deve ser reportada imediatamente às autoridades competentes.

Os criminosos utilizam identidade visual semelhante ao site oficial com o objetivo de confundir os contribuintes na tentativa de golpe e direcionam para pagamento via PIX. A Prefeitura do Rio não aceita pagamento do IPTU na modalidade PIX. O único site para emissão das guias do IPTU é o Portal Carioca Digital: https://carioca.rio. O contribuinte também pode acessar o serviço pelo aplicativo Carioca Digital, disponível para os sistemas Android e IOS.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Os contribuintes também devem ficar atentos a falsas comunicações via WhatsApp ou SMS. A Secretaria de Fazenda e Planejamento não envia boletos por mensagens, e o canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746.

Neste contexto, a colaboração da população é fundamental para evitar possíveis fraudes e garantir a integridade do processo de pagamento do IPTU. Fique atento e proteja-se contra golpes!

Cota única e primeira parcela vencem dia 7/2

As guias para pagamento do IPTU 2024 já estão disponíveis na internet desde a última segunda-feira (22/01). O prazo para quitar a cota única ou a primeira parcela do imposto é até 7 de fevereiro. Quem optar pela cota única terá desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2023.

Os contribuintes que direcionaram os créditos da Nota Carioca para desconto no IPTU podem identificar o valor do abatimento no campo “Informações Complementares”. Caso o pagamento seja parcelado, o valor do desconto é abatido na primeira cota. No pagamento da cota única, o desconto é aplicado no valor total.

Calendário IPTU 2024

Cota única: Vencimento em 7/2/2024

1ª cota: Vencimento em 7/2/2024

2ª cota: Vencimento em 7/3/2024

3ª cota: Vencimento em 5/4/2024

4ª cota: Vencimento em 8/5/2024

5ª cota: Vencimento em 7/6/2024

6ª cota: Vencimento em 5/7/2024

7ª cota: Vencimento em 7/8/2024

8ª cota: Vencimento em 6/9/2024

9ª cota: Vencimento em 7/10/2024

10ª cota: Vencimento em 7/11/2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio Adverte Sobre Golpes: Cuidado no Pagamento do IPTU 2024

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui