Prefeitura do Rio anuncia criação do Museu Olímpico Carioca

Além disso, a Prefeitura vai voltar a patrocinar um grupo de atletas que treinam na cidade, com a reedição do Time Rio para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Atletas que disputaram os Jogos de Tóquio 2020 foram homenageados com placa comemorativa – Foto: Beth Santos/Prefeitura

Nesta sexta-feira (20/08), o prefeito Eduardo Paes anunciou que um Museu Olímpico será criado para eternizar os momentos vividos na Rio 2016. Além disso, a Prefeitura vai voltar a patrocinar um grupo de atletas que treinam na cidade, com a reedição do Time Rio, para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Os anúncios foram realizados durante homenagem aos competidores no Palácio da Cidade, em Botafogo.

A razão de chamar vocês aqui é para fazer um agradecimento em nome dos cariocas e dizer que a Prefeitura do Rio vai voltar a ser muito atuante a partir de agora, para que a gente chegue em Paris 2024 e faça mais sucesso ainda, com mais gente treinando no Rio. Parabéns a vocês, que orgulho tê-los na nossa cidade“, disse Paes, durante a entrega de placas comemorativas aos atletas olímpicos.

Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, a presença em Tóquio de atletas que começaram no esporte nas vilas olímpicas da cidade do Rio é um incentivo a mais para todos que sonham em seguir o mesmo caminho. Ele destacou que um dos objetivos principais da Prefeitura é o de promover o esporte de base e dar formação cidadã a crianças e adolescentes.

As vilas olímpicas são o primeiro contato da criança com o esporte. Por isso, é um desejo do prefeito Eduardo Paes, e um compromisso nosso, manter todos os nossos equipamentos abertos e funcionando da melhor forma possível para a população. Esses atletas que estão aqui hoje são um orgulho para o Rio de Janeiro e exemplos que certamente vão inspirar outras pessoas a seguirem no esporte“, frisou o secretário de Esportes.

Sorridente, a ginasta campeã olímpica em Tóquio 2020 Rebeca Andrade discursou pelos atletas e agradeceu a homenagem: “Muito honrada por estar aqui. O esporte precisa de apoio em todos os momentos. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, e o apoio da Prefeitura foi realmente importante, principalmente no CT de Ginástica que eu treino, no Maria Lenk, um legado dos Jogos Rio 2016. Temos 27 vilas olímpicas na cidade e dali que vão nascer novos talentos. O esporte educa e ensina muita coisa”, disse Rebeca.

Presente na cerimônia, Jorge Vides, que compete nos 200m rasos do atletismo e já sonha com os Jogos de Paris, em 2024, ficou feliz com o reconhecimento da Prefeitura do Rio: “Fico muito contente. Vou trabalhar forte para a Olimpíada de Paris com o intuito de representar bem o Brasil e o Rio. É um sonho, o nosso ápice, o que tanto almejamos“.

Também participaram do evento o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley; o diretor geral do COB, Rogério Sampaio; a presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista do pentatlo moderno em Londres 2012, Yane Marques, além de Bernard Rajzman, membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ao todo, 13 atletas foram agraciados com uma placa: Aldemir Gomes Junior, Jorge Henrique da Costa Vides, Gabriel Constantino e Rosângela Santos (atletismo); Fabiana Silva (badminton); Natacha Rosa Figueiredo (levantamento de peso); Nathalia Almeida (natação); Maria Ieda Guimarães (pentatlo moderno); Eshyllen Coimbra (rugby 7); Isaac Souza (saltos); Ane Marcelle dos Santos (tiro com arco); Gabriela Nicolino (vela Nacra 17); e Rebeca Andrade (ginástica).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio anuncia criação do Museu Olímpico Carioca

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui