O Processo.rio, sistema de processo eletrônico da Prefeitura, vai permitir a integração com o FINCON, o sistema financeiro e contábil municipal. A partir desta semana, todos os órgãos conseguem utilizar o novo modelo do Processo.rio para abrir processos como dispensa de licitação, licitação por pregão e contratação por inexigibilidade.
Em breve, todos poderão também abrir processos digitais de pagamento de faturas pelo sistema, que já estão disponíveis para a Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município e órgãos da Administração Indireta (como a Guarda Municipal, Previ-Rio, Comlurb, Rio-Águas, entre outros).
Com isso, a Prefeitura está integrando os muitos sistemas ligados e implementar a transformação digital, buscando mais agilidade à tramitação dos processos administrativos e produtividade na gestão pública.
Os documentos gerados digitalmente a partir desta nova funcionalidade também provocam economia de papel, impressão, transporte e armazenamento, representando um ganho expressivo de eficiência no trabalho dos órgãos da Prefeitura.
O projeto é liderado pela equipe da Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, que pertence à SEGOVI, Secretaria de Governo e Integridade Pública, e desenvolvido pela IplanRio, empresa municipal responsável pelos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro.