Prefeitura do Rio cria comitê para ampliar iniciativas sustentáveis de economia circular

A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de incentivar as ações de sustentabilidade no município, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Plástico Circular Rio, no âmbito do Comitê Integrado de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, formado pelas secretarias de Planejamento e Fazenda, Meio Ambiente e Clima, Ação Comunitária e a Comlurb.  A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos plásticos no município. O assunto será destaque em um evento promovido pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), nesta segunda-feira (21).

Com a criação do novo comitê municipal, a Prefeitura dará mais um passo no avanço da agenda de sustentabilidade da cidade. A meta é fomentar a economia circular na cadeia de valor do plástico, com foco na cadeia de recuperação e reciclagem, assim como no desenvolvimento de ações de orientação e suporte para a produção e o consumo sustentáveis.

O Comitê Plástico Circular Rio vai acompanhar de perto o andamento das estratégias para a implementação de novas ações no âmbito técnico e legal debatidas durante os encontros promovidos na cidade pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), liderado pela União Europeia, que tem o objetivo de apoiar a transição para uma economia circular na gestão do plástico na cidade. As ações serão integradas com as políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais previstas no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) e no Plano Estratégico 2021-2024.

Em uma agenda focada em troca de experiências, nesta segunda-feira (21), a Prefeitura do Rio e a União Europeia participarão do evento “Oportunidades para uma Economia Circular de Plásticos no Brasil: Experiências e Soluções Europeias”, promovido pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP). O encontro será realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio, das 14h às 18h30, com a presença de representantes das secretarias de Fazenda e Planejamento e de Turismo, da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Comlurb. Os órgãos municipais falarão sobre as ações sustentáveis que já estão sendo desenvolvidas na cidade do Rio. Os representantes de países como Dinamarca, França, Espanha, Portugal, Suíça e Suécia apresentarão diferentes projetos de sustentabilidade que deram certo na União Europeia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio cria comitê para ampliar iniciativas sustentáveis de economia circular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui