Prefeitura do Rio cria comitê para ampliar iniciativas sustentáveis de economia circular

A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos

Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de incentivar as ações de sustentabilidade no município, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Plástico Circular Rio, no âmbito do Comitê Integrado de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, formado pelas secretarias de Planejamento e Fazenda, Meio Ambiente e Clima, Ação Comunitária e a Comlurb.  A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos plásticos no município. O assunto será destaque em um evento promovido pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), nesta segunda-feira (21).

Com a criação do novo comitê municipal, a Prefeitura dará mais um passo no avanço da agenda de sustentabilidade da cidade. A meta é fomentar a economia circular na cadeia de valor do plástico, com foco na cadeia de recuperação e reciclagem, assim como no desenvolvimento de ações de orientação e suporte para a produção e o consumo sustentáveis.

O Comitê Plástico Circular Rio vai acompanhar de perto o andamento das estratégias para a implementação de novas ações no âmbito técnico e legal debatidas durante os encontros promovidos na cidade pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), liderado pela União Europeia, que tem o objetivo de apoiar a transição para uma economia circular na gestão do plástico na cidade. As ações serão integradas com as políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais previstas no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) e no Plano Estratégico 2021-2024.

Em uma agenda focada em troca de experiências, nesta segunda-feira (21), a Prefeitura do Rio e a União Europeia participarão do evento “Oportunidades para uma Economia Circular de Plásticos no Brasil: Experiências e Soluções Europeias”, promovido pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP). O encontro será realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio, das 14h às 18h30, com a presença de representantes das secretarias de Fazenda e Planejamento e de Turismo, da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Comlurb. Os órgãos municipais falarão sobre as ações sustentáveis que já estão sendo desenvolvidas na cidade do Rio. Os representantes de países como Dinamarca, França, Espanha, Portugal, Suíça e Suécia apresentarão diferentes projetos de sustentabilidade que deram certo na União Europeia.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui