Prefeitura do Rio cria grupo de trabalho para elaborar políticas públicas de proteção e defesa dos animais

O evento contou com as presenças de diversos representantes de cidades do Rio onde existem entidades locais atuantes na causa da proteção animal, além de entidades, como: OAB e DPMA

Participantes do fórum. Prefeitura do Rio/Divulgação

O Planetário Rio, na Gávea, zona sul da cidade, sediou o 2° Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado, organizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA). O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (23), contou com as presenças de diversos representantes de cidades do Rio onde existem entidades locais atuantes na causa da proteção animal, além da OAB-RJ, de órgãos policiais (DPMA e Polícia Ambiental) e da Associação Nacional de Clínicos e Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP).

O chefe da SMPDA, Vinícius Cordeiro, ressaltou que o evento foi positivo por vários fatores. Entre eles, a presença de diversos profissionais engajados na defesa e proteção da vida e do bem-estar dos animal.

“O encontro foi rico em troca de experiências, iniciativas na área de gestão da proteção animal, além de unificar atores importantes dessa política, como forças policiais, gestores, advogados animalistas e esse encontro já produziu e produzirá novos frutos,” destacou o secretário da SMPDA.

O Fórum viabilizou a criação de um grupo de trabalho no qual os gestores dos municípios do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Maricá, Niterói, Macaé, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Volta Redonda, Resende e Barra do Piraí, em parceria com os representantes da PMERJ, OAB-RJ e Anclivepa-SP, continuarão dialogando sobre o avanço das políticas públicas em favor dos animais.

No 2° Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado foram discutidos temas, como: “Proteção Animal e o Papel da Polícia de Proteção ao Meio Ambiente”, “Legislação Municipal de Proteção Animal e Advocacia Animalista” e “Educação Animalista”.

O chefe da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais de Niterói, o biólogo Marcelo Pereira, foi o grande homenageado do evento em razão do trabalho que realiza há 10 anos em defesa dos animais.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui