Prefeitura do Rio dá início à limpeza do espelho d’água do Rio Pavuninha, em Jacarepaguá

Os serviços de limpeza do espelho d’água e remoção de gigogas são executados pela Fundação Rio-Águas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Subprefeitura de Jacarepaguá

A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura de Jacarepaguá e da Fundação Rio-Águas, iniciou, na segunda-feira (15/05), a limpeza no Rio Pavuninha, ao longo da Rua Francisco de Paula, em Jacarepaguá, no trecho com a Avenida Abelardo Bueno. A limpeza do espelho d’água deve durar cerca de duas semanas.

“A remoção de gigogas é importante para manter o espelho d’água do rio livre e garantir o escoamento das águas pluviais. O trabalho das escavadeiras previne alagamentos e garante a desobstrução da canal do curso d’água”, explicou o Presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

O Rio Pavuninha tem recebido limpezas periódicas da Fundação Rio-Águas. Ele deságua no Rio Caçambé, que segue para a Lagoa de Jacarepaguá. Os últimos trabalhos de limpeza ocorreram em dezembro do ano passado. A programação deste ano foi antecipada para atender a uma demanda dos moradores.

A Subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha, conta que umas das grandes preocupações dos moradores é a questão dos mosquitos que se multiplicam devido ao aumento das gigogas. “Hoje antecipamos os trabalhos da limpeza do Rio Pavuninha. A proliferação de gigogas faz com que aumente a quantidade de insetos que podem levar doenças para os moradores do entorno. O rio também necessita de um tratamento de esgoto que deverá ser realizado pela Iguá Saneamento. Já estamos conversando com a empresa para, juntamente com a Prefeitura, resolver essa questão”.

Advertisement

Os serviços incluem ainda a reposição de duas ecobarreiras, para o bloqueio de gigogas e de resíduos lançados na água. Uma delas já foi recolocada no trecho da Rua Francisco de Paula com a Avenida Abelardo Bueno. A segunda será reposicionada também na Rua Francisco de Paula, com a Avenida Jaime Poggi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio dá início à limpeza do espelho d'água do Rio Pavuninha, em Jacarepaguá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui