A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, realizou, na manhã desta terça-feira (16/01), a solenidade de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (Codim-Rio), no Palácio da Cidade, em Botafogo. Durante o evento, as conselheiras eleitas, que são as representantes da sociedade civil, e as conselheiras indicadas pelo poder público tomaram posse para compor o órgão deliberativo nos próximos quatro anos.
“Temos muito orgulho desse trabalho da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher. Tenho a certeza de que esse Conselho, esse diálogo permanente com a sociedade civil é importante para que a gente aprimore as políticas públicas. E para que tenhamos a devida pressão para que essas políticas públicas possam ser expandidas“, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que participou da primeira reunião das novas conselheiras, realizada após a cerimônia de posse.
A estrutura do Codim-Rio é composta por 22 conselheiras titulares e quatro suplentes nomeadas pelo prefeito, sendo 11 titulares e duas suplentes representantes do poder público e 11 titulares e duas suplentes representantes da sociedade civil.
O Codim-Rio é submetido à Secretaria da Municipal da Mulher e desenvolve ação integrada e articulada com a pasta e demais órgãos da Prefeitura do Rio para a implementação de políticas públicas comprometidas com a eliminação de preconceitos e desigualdades de gênero. O Conselho é uma entidade de participação social e governamental no qual são discutidas e analisadas ações voltadas às mulheres.
Mais direitos pras mulheres? E os deveres?