Prefeitura do Rio define Novo Marco Regulatório para licenciamento de eventos

Decreto traz mais agilidade, eficiência e transparência na emissão de alvarás para eventos no Rio e será implementado após pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Foi publicado, nesta quarta-feira (22/09), decreto do Prefeito Eduardo Paes, que traz mais agilidade, eficiência e transparência na emissão de alvarás para eventos na Cidade do Rio de Janeiro. Assim que o Comitê Científico da Prefeitura – que auxilia na tomada de decisões no enfrentamento à Covid-19 – der o sinal verde, novos procedimentos serão implementados.

A Subsecretaria de Promoção de Eventos (SUBPEV), subordinada à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI), coordenou o desenho do novo licenciamento. “A interlocução com o setor foi importante para esse novo marco. É preciso lembrar que eventos significam emprego, investimento, renda e reforçam a vocação natural do Rio como capital do turismo e entretenimento” afirma o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, causando um rombo estimado em R$ 90 bilhões para o país. Os eventos movimentaram, no Estado do Rio de Janeiro, R$ 14 bilhões e geraram 170 mil empregos somente em 2019.  A subsecretária Antonia Leite Barbosa aponta algumas estratégias para que a retomada seja feita de forma mais consciente, segura e organizada possível.  “Começamos a gestão com as demandas sanitárias de distanciamento impostas pela pandemia, que eram a prioridade e foram respeitadas. Por isso, focamos em arrumar a casa para, quando os eventos retornarem, a Prefeitura estar mais ágil e transparente no licenciamento. Nosso propósito é atrair ainda mais eventos e gerar desenvolvimento econômico para a cidade”.

O promotor de eventos acessará o portal Carioca Digital, no sistema Rio Mais Fácil Eventos, para dar entrada aos pedidos de alvarás, com novas regras gerais, definição de prazos administrativos mais ágeis, autonomia para o requerente, opção de pagamento antecipado de taxas, dentre outras melhorias.

Advertisement

A SUBPEV ficará encarregada de oferecer um olhar estratégico do calendário de eventos da cidade e de encaminhar as Consultas Prévias (CPE) aos órgãos responsáveis.  A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) continuará sendo o órgão centralizador, fiscalizador e emissor final do Alvará Transitório. Serão criados também dois novos tipos de alvará: o Alvará Expresso, específico para eventos de mínimo porte, baseado em autodeclarações, e o Alvará Simplificado, elaborado para eventos de pequeno, médio, grande porte e megaeventos, que trará a inovação de não depender do alvará do Corpo de Bombeiros para ser emitido. Haverá também uma nova categorização de eventos, de acordo com o público estimado (ver tabela em anexo), que permitirá a coleta de dados mais precisos sobre o setor para a gestão pública. 

 “É importante a clareza para o promotor de eventos e o público em geral de que a Prefeitura do Rio nunca foi responsável pelo licenciamento do Corpo de Bombeiros. Nosso alvará funcionará condicionado à aprovação deles, mas não ficará pendente no sistema. Assim, o promotor consegue seguir as etapas de licenciamento sem correria, o que gerava dificuldades, já que a vistoria dos bombeiros precisa acontecer com o evento montado, ou seja, muitas vezes bem próximo da data de lançamento”, esclarece a subsecretária.

O novo decreto, que entra em vigor 30 dias após a sua data de publicação, desburocratiza os processos, desembaraça os fluxos, concentra os procedimentos em um só ambiente digital, introduz o compartilhamento de informação entre os órgãos e traz mais segurança jurídica às partes envolvidas. Dessa forma, a Cidade do Rio de Janeiro pode reestabelecer sua vocação como palco de diversos eventos.

Tabela de categorização de eventos

PortePúblico
MínimoAté 300 pessoas
PequenoAté 2 mil pessoas
MédioAté 10 mil pessoas
GrandeAté 50 mil pessoas
MegaeventoAcima de 50 mil pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio define Novo Marco Regulatório para licenciamento de eventos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui