A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou, na manhã desta quarta-feira (02/04), a demolição de três construções irregulares localizadas na Rua Doutor Crespo, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade.
Um dos imóveis tem dois andares e três unidades residenciais. Outro, possui um pavimento, com uma pequena estrutura anexa nos fundos do terreno. A terceira construção, destinada a uso comum do condomínio, fica nos fundos da via interna e foi erguida às margens do Canal do Cortado. Engenheiros da Prefeitura estimam um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos responsáveis pelas obras.
Vale destacar que todas as construções estavam em fase de alvenaria e sem condições de habitabilidade. As obras ocorriam em um loteamento clandestino, sem qualquer autorização municipal, dentro de área pública e na Faixa Marginal de Proteção do Canal do Cortado.
”Esse é mais um loteamento clandestino no espaço público que a Prefeitura impede, através da Seop, com as demolições dessas construções ilegais, sem licença, sem autorização, às margens de um canal, colocando em risco o meio ambiente e prejudicando o ordenamento da cidade. Fazemos essa operação de demolição justamente para impedir a ocupação indevida dessa área e seguimos firmes nesse combate às construções ilegais, com esse trabalho de prevenção”, diz o secretário Brenno Carnevale.
Também participaram da operação agentes da Guarda Municipal, Comlurb, Iguá, Light, Rio Luz e Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens.