Prefeitura do Rio disponibiliza 3 mil ingressos gratuitos para frisa do Setor 13 do Sambódromo a pessoas com deficiência

Esta iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência busca promover inclusão e acessibilidade durante os desfiles das escolas de samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/SMPD

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, anunciou a distribuição gratuita de 3 mil ingressos para a frisa do Setor 13 do Sambódromo destinados a pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Os convites serão disponibilizados ao longo dos cinco dias de desfiles das Escolas de Samba, com a oportunidade de solicitação aberta nesta terça-feira (23/01) no Centro do Rio.

Os interessados devem dirigir-se ao segundo andar do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência Mestre Candeia, na Avenida Presidente Vargas 1.997. A distribuição de senhas terá início às 8h, com as inscrições sendo realizadas das 9h às 16h, conforme a disponibilidade de ingressos.

E para efetuar o pedido, é necessário apresentar os documentos da pessoa com deficiência, incluindo a carteira de identificação original com foto, CPF e comprovante da deficiência, como laudo médico, carteira de identidade diferenciada ou cartão PCD emitido pelo DetranRJ, excluindo o cartão RioCard Especial.

Já as crianças com idade a partir de 5 anos completos até 17 anos e 11 meses, portadoras de deficiência, devem estar acompanhadas por um responsável com mais de 18 anos. E aqueles que já possuem convites podem inscrever-se para participar em outros dias de desfile.

Advertisement

Leia também

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

E além dos ingressos, os beneficiários da iniciativa terão acesso a camisetas customizadas em diversas cores, em uma parceria com a Fecomércio do Rio de Janeiro. O transporte será facilitado por quatro vans, partindo da Central do Brasil (Acesso A) a partir das 18h.

O espaço destinado à frisa, com 650 m², é completamente acessível e oferecerá audiodescrição dos desfiles para pessoas com deficiência visual. No espaço haverá também intérpretes de libras, traduzindo em tempo real as letras dos sambas-enredos para o público com deficiência auditiva. E adicionalmente, um aparelho de TV com a transcrição do samba-enredo de cada escola estará disponível para proporcionar uma experiência inclusiva e memorável durante os festejos do carnaval carioca.

Em caso de ingressos remanescentes, uma nova distribuição será realizada na quarta-feira (24/01), garantindo que mais pessoas possam aproveitar a celebração carnavalesca de maneira acessível e integradora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio disponibiliza 3 mil ingressos gratuitos para frisa do Setor 13 do Sambódromo a pessoas com deficiência

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura do Rio disponibiliza 3 mil ingressos gratuitos para frisa do Setor 13 do Sambódromo a pessoas com deficiência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui