A prefeitura do Rio de Janeiro e o governo federal firmaram um convênio para a expansão do sistema de BRT na Zona Oeste da cidade, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O acordo prevê um repasse de R$ 42,1 milhões destinado exclusivamente ao desenvolvimento do projeto de expansão do BRT no trecho entre Deodoro e Santa Cruz. A verba será administrada pelo Ministério das Cidades e repassada pela Caixa Econômica Federal.
O convênio, anunciado oficialmente no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (7), é mais uma etapa do PAC voltada à melhoria de infraestrutura no Rio. Em agosto, um acordo de R$ 171 milhões foi assinado para a urbanização do Complexo da Maré, demonstrando o comprometimento do governo federal com o desenvolvimento urbano da capital fluminense.
Expansão faz parte do corredor Transbrasil
O novo trecho entre Deodoro e Santa Cruz integra o corredor Transbrasil, um dos principais projetos de mobilidade urbana em andamento no Rio. Essa expansão é parte das medidas do PAC para a cidade, anunciadas no segundo semestre de 2024, e visa melhorar a acessibilidade e a mobilidade na Zona Oeste.
Embora o convênio atual contemple apenas a elaboração do projeto, a previsão de início das obras é para 2025, com conclusão até novembro de 2026.