Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Geo-Rio, concluiu, nesta terça-feira (27/06), as obras de contenção da Rua Frei Gaspar, no Morro da Paz, na Penha Circular. A fim reduzir os riscos geotécnicos que o declive vinha apresentando, conforme mapeamento realizado pelo órgão, o local recebeu, entre outros serviços, a construção de cortina ancorada, grelha e contrafortes. E os investimentos chegaram a R$ 3,5 milhões. “Mais uma encosta segura entregue à população. A Geo-Rio segue trabalhando por toda a cidade”, declarou o Presidente da Fundação Geo-Rio, Anderson Marins.
Para estabilizar a área e garantir a segurança das residências construídas ao longo da encosta, os técnicos da Geo-Rio realizaram a construção de uma cortina ancorada de 24 metros quadrados. Uma grelha de 13 metros quadrados foi executada para sustentar um enorme bloco rochoso que estava instável e apresentava risco de rolamento. Para estabilizar outro bloco rochoso com risco de queda, a estrutura recebeu dois contrafortes chumbados e ancorados.
A encosta recebeu, ainda, revestimento em concreto em uma área de 250 metros quadrados, muro de impacto de 130 metros e canaleta de drenagem de 40 metros. Além de dificultar a ocorrência de erosões e deslizamentos em períodos de chuvas intensas, as ações vão melhorar a capacidade de escoamento das águas. E por fim, foi feito o desmonte de blocos rochosos posicionados perigosamente sobre a encosta.
Mais de 100 frentes obras de contenção de encostas entregues
O órgão, desde o início de 2021, recebeu investimentos que ultrapassaram R$ 150 milhões para trabalhar em pontos estratégicos e preventivos, e trazer mais segurança à população carioca. Até então, já foram entregues mais de 100 frentes de obras em diversas regiões da cidade suscetíveis a riscos geológico-geotécnicos.
Além das obras, que são medidas estruturantes, foram realizados ainda estudos, investigações geotécnicas e a manutenção dos Sistemas Alerta Rio e Alarme Sonoro.