Prefeitura do Rio entrega primeiras ruas urbanizadas no Jardim Maravilha

Sete ruas receberam 1,6 km de redes de drenagem, 3,6 km de redes de esgoto e 3,5 km de redes de abastecimento de água

Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, entregaram, neste sábado (30/09), as obras de infraestrutura nas primeiras ruas do Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. Beneficiadas com o programa Bairro Maravilha, sete ruas receberam 1,6 km de redes de drenagem, 3,6 km de redes de esgoto e 3,5 km de redes de abastecimento de água. As calçadas também ganharam acessibilidade, num total de 11.812 metros quadrados de passeio público recuperados. As ruas ganharam pavimentação, somando 13.389 metros quadrados de vias públicas asfaltadas. As intervenções têm por objetivo levar qualidade de vida aos moradores ao dar uma solução aos alagamentos que atingem a região quando chove.

As obras inauguradas neste sábado fazem parte da primeira fase das intervenções no Jardim Maravilha, que contemplará 23 ruas da localidade. Juntas, elas somam cerca de 7,7 quilômetros de ruas que receberão infraestrutura e pavimentação. A urbanização alcançará uma área do bairro equivalente a 320 mil metros quadrados, do tamanho de aproximadamente 30 campos de futebol. Esse primeiro pacote de obras tem investimentos orçados em R$ 40,9 milhões do município.

No total, serão investidos mais de R$ 500 milhões para resolver o problema do Jardim Maravilha. Aqui temos um problema grave que são as enchentes, porque fica numa área baixa, que sempre alagou. Já começamos a dragagem ali na frente para minimizar os impactos, mas a solução definitiva ainda não está dada. O que vamos fazer aqui é parecido com o que tem na Holanda, um país que está abaixo do nível do mar. Então, eles construíram diques. É o que vamos fazer aqui na beira do rio. Mas isso é um projeto de médio e longo prazo, obras que vão demorar de três a quatro anos ainda“, afirmou Paes.

Para ampliar os benefícios de drenagem na região, o Rio Cabuçu-Piraquê também vem recebendo serviços de desassoreamento, como mais uma ação de controle de enchentes e alagamentos na região do Jardim Maravilha. Nesta semana, os trabalhos ganharam reforço com a máquina anfíbia, um tipo de escavadeira que pode trabalhar dentro do leito do rio. Os serviços acontecem ao longo do canal, no trecho da Avenida Dom João VI, nas proximidades da Avenida das Américas, em Guaratiba. Os canais José Sena e Barão dos Cocais também recebem limpeza.

Os rios da região do Jardim Maravilha contam com a ação permanente de equipamentos da Rio-Águas, desde o primeiro semestre de 2021. Somente no ano passado, foram retiradas mais de 50 mil toneladas de material destes canais, que representam mais de 4.100 caminhões cheios. Mais de 12 km de cursos d’água foram beneficiados com a limpeza em 2022.

Prefeitura entrega revitalização do Campo do Farinha, em Guaratiba

Ainda em Guaratiba, a Prefeitura do Rio entregou a reforma do Campo do Farinha, em Cinco Marias. O piso foi nivelado e a grama sintética e as balizas foram trocadas pela Secretaria Municipal de Esportes. A Comlurb fez a manutenção e troca de parte da tela do campo de futebol, reparou e pintou brinquedos, bancos e mesas de concreto e o alambrado. O campo ganhou também iluminação de LED, a cargo da Rioluz. A Comlurb mantém uma rotina de limpeza na praça, com remoção de lixo público, serviços de varrição, coleta domiciliar e roçada.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Graças ao empréstimo tomado pelo então prefeito Eduardo Paes em 2016 com pagamento em 48 parcelas (4 anos), empréstimo este que acabou com a prefeitura emanos seguintes. As parcelas deste empréstimo acabaram em março de 2021 fazendo com quno novo governo de Paes voltasse a ter dinheiro. Kkkk
    Eduardo é 71 nato

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui