Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina, é reinaugurada

Também na Zona Norte, duas clínicas da família da Maré ganharam novas academias cariocas, e em Del Castilho foi inaugurada uma UPA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio entregou, nesta quarta-feira, (18/01), a reforma da Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina. A unidade recebeu benfeitorias para dar mais qualidade ao serviço prestado e oferecer mais conforto à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

Também foram entregues duas novas academias cariocas na Maré, instaladas nas clínicas da família Jeremias Moraes da Silva e Diniz Batista dos Santos, com capacidade para atender cerca de 250 novos usuários do programa, além de uma nova UPA, em Del Castilho, a 15ª unidade de pronto atendimento da rede municipal.

Estamos recuperando todo o sistema de saúde, as clínicas da família estão sendo reformadas, assim como as UPAs e os hospitais. Este governo é um trabalho de muita reconstrução de tudo aquilo que foi destruído na gestão anterior”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Clínica da Família Heitor dos Prazeres beneficia mais de 30 mil pessoas. A unidade passou por ampla reforma que incluiu pintura, aquisição de mobiliário e equipamentos, novas instalações elétrica e hidráulica. O serviço foi feito sem suspender, em momento algum, o atendimento ao público.

Advertisement

Estávamos muito necessitados dessa reforma, essa era uma área muito carente desse serviço e agora melhorou bastante. As instalações estão ótimas, a reforma ficou perfeita e estou sendo bem atendido. Vim aqui porque caí no trabalho e machuquei o joelho”, disse o copeiro Antonio de Arruda, de 40 anos.

Em dois anos, em toda a cidade, já foram recuperadas 198 das 286 unidades municipais de saúde e, até o final da gestão, está prevista a reforma de mais 88 unidades. Uma nova clínica da família foi inaugurada nesse período, a Arthur Bispo do Rosário, na Taquara, na Zona Oeste.

“A saúde volta a crescer no compromisso do prefeito Eduardo Paes de reformar todas as unidades de saúde. Foram dois anos intensos de reconstrução e agora começamos a colher os resultados. A UPA de Del Castilho era uma demanda antiga da população e pudemos entregá-la para ser uma referência naquele local. E também é muito importante o avanço do programa Academia Carioca, já são mais de 300 mil alunos contemplados e isso faz muita diferença na vida das pessoas”, disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

CF 4 Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina, é reinaugurada
Foto: Divulgação/Beth Santos

Atividades da Academia Carioca são acompanhadas por profissionais de Educação Física

Na Maré, a inauguração das duas unidades da Academia Carioca vai ampliar a oferta de atendimento do programa que atua, desde 2009, em unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) com práticas de promoção ao bem-estar físico, mental e social.

A academia da Clínica da Família Diniz Batista dos Santos já tem 96 usuários inscritos e a da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva – com capacidade para atender mais de 150 pessoas – está em processo de inscrição. O programa conta com atividades como ginástica, capoeira, dança, grupos de caminhada e recreação, sempre acompanhadas por profissionais de Educação Física.

CF 1 Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina, é reinaugurada
Foto: Divulgação/Beth Santos

UPA é inaugurada

A UPA Del Castilho fica na Rua Lago Verde, s/nº, no complexo da Policlínica Rodolpho Rocco, em instalações que foram totalmente revitalizadas para o funcionamento da nova unidade. Com capacidade para 4 mil atendimentos por mês, a UPA tem 198 profissionais e conta com uma infraestrutura de cinco consultórios médicos (três de clínica médica e dois de pediatria), um de odontologia e um de serviço social, 20 leitos, equipamentos de raio-x e tomografia.

“O programa Academia Carioca é suplementar ao de saúde básica da família, muito importante e que ajuda principalmente nas comunidades carentes. E a reforma da Clínica da Família Heitor dos Prazeres e a inauguração da UPA só reforçam que estamos conseguindo recuperar o sistema de saúde carioca, que foi destruído na gestão passada”, afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina, é reinaugurada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui