A Prefeitura do Rio analisa novas medidas de precaução em relação ao calor intenso. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o Centro de Operações Rio (COR) tem criado “marcos” de temperatura para a suspensão, por exemplo, de atividades ao ar livre na cidade. Ainda em discussão, a ideia é que existam ao menos duas classificações: para sensações térmicas acima de 45ºC e a partir dos 50ºC. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.
“A gente está criando alguns marcos aqui no COR para suspensão de atividades. Principalmente, recomendações de suspender atividades físicas ao ar livre, quando a gente tiver uma sensação térmica a partir do limite, acima de 45ºC, e algumas outras suspensões (ainda a serem definidas) a partir de 50ºC de sensação térmica“, disse o secretário ao jornal.
A prefeitura já anunciou a abertura de mais de 100 pontos de hidratação para pessoas em situação de rua. Estes pontos funcionarão nas clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte da cidade.
Suspender as atividades de quem? De particulares? Mas como isso possível sem ferir as liberdades individuais? Não se pode determinar toque de recolher não… isso não é pandemia – e nem na pandemia, havendo recursos possíveis para diminuir riscos, como uso de máscaras.
No caso de ondas de calor mais valeria conceder ponto facultativo ou determinar espécie de feriado para não lotar os transportes.