Prefeitura do Rio faz primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza

Terminal fará a integração do BRT Transbrasil com linhas de ônibus regulares e o VLT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Ri

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã deste sábado (23/12), da primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que está na reta final de construção na região do Gasômetro. Esta foi a primeira vez que o meio de transporte andou no novo trecho com os trilhos energizados e entrou no TIG. Ele saiu do Centro Integrado de Operação e Manutenção do VLT Carioca (CIOM), na Gamboa, em direção ao terminal.

Com a chegada do novo integrador, o VLT teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal e o acréscimo de mais uma linha que fará o trajeto TIG-Praça XV. A operação também vai contar com a linha 1, que ligará o TIG ao Aeroporto Santos Dumont. Ao todo, serão quatro linhas do sistema VLT na cidade do Rio.

Além de integrar duas linhas do VLT, o TIG receberá o BRT Transbrasil e linhas de ônibus regulares. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.

O investimento da Prefeitura é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto, iniciado em 2022, que está agora em sua fase final para o início da operação em janeiro. As obras estão com 95% de avanço e seguem com os acabamentos do prédio do terminal e entorno, instalações elétricas e da infraestrutura das lojas internas.

Advertisement

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que hoje estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio faz primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui