Prefeitura do Rio homenageia sete personalidades femininas com Prêmio Glória Maria

A premiação é uma iniciativa em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25/07), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, homenageou sete personalidades femininas na primeira edição do Prêmio Glória Maria – Mulheres Afrolatinas Cariocas em uma cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

A escolha das personalidade homenageadas se deu pelo trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderança e por ações que contribuíram para um caminho melhor da sociedade brasileira. E além disso, as filhas da jornalista Glória Maria, as jovens Maria e Laura, também receberam uma honraria especial.

Não tem nada mais poderoso do que a força do exemplo. A Glória Maria ocupava um espaço muito especial. Quando trazemos a força do exemplo, o que queremos é inspirar os outros. As mulheres que estão aqui hoje são exemplos. São apenas algumas, tem próxima edição ano que vem. Mas é muito bom poder homenagear vocês com um prêmio que tem o nome de uma pessoa tão especial” destacou Eduardo Paes.

Os prêmios foram divididos por categorias, como: Comunicação, Relações Internacionais, Saúde, Acesso aos Direitos, Iniciativas Inovadoras, Gestão Pública e Cultura. E as premiadas foram: Flávia Oliveira, Jurema Werneck, Dra. Liana Tito, Dra. Angela Borges Kimbangu, Dione Assis, Rafaela Bastos e DJ Tamy Reis, respectivamente.

Glória Maria foi o maior exemplo de mulher negra que deu visibilidade às nossas trajetórias na rede nacional. É fundamental que outras mais possam ser inspirações para tantas outras meninas. E uma forma de fazer isso é criar premiações como essa, e também consolidar políticas públicas que reconheçam que mulheres negras são a base da sociedade brasileira e que sem elas não há futuro” disse a Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

A homenagem é uma das iniciativas da pasta para celebração do Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que originou-se há 31 anos, após o primeiro encontro com essa temática, na República Dominicana, na América do Norte, dando origem à data celebrada.

No Brasil, na mesma data, celebra-se também o Dia Nacional da Tereza de Benguela, uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel das mulheres negras na história do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio homenageia sete personalidades femininas com Prêmio Glória Maria

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui