Prefeitura do Rio inaugura 17ª Cozinha Comunitária, na Ilha do Governador

Dez comunidades da região serão beneficiadas com o Programa Prato Feito, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cozinha Comunitária (Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação)

O Rio ganhou hoje (20/11) a sua 17ª cozinha comunitária. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, inaugurou a mais nova unidade do Programa Prato Feito Carioca, na Freguesia, Ilha do Governador. A iniciativa vai beneficiar dez comunidades da região: Dendê; Pichunas; Boavista; Vila Joaniza, Boogie Woogie; Bancários, 200; Tremembé; Budapeste e Sem Terra.

No lançamento, estiveram presentes o secretário municipail da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, que representou o prefeito Eduardo Paes, e o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes, além do subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo.

A exemplo das outras cozinhas, a da Ilha servirá diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, 280 refeições de 560 gramas, todas balanceadas e supervisionadas por nutricionistas. Na estreia, foram servidos arroz, feijão, jardineira de legumes, carne picadinha e laranja, de sobremesa.

– Com a nova cozinha comunitária, estamos ampliando o programa Prato Feito Carioca. Até o fim do ano, vamos inaugurar as unidades de Cosmos e a do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Para mim, a inauguração da cozinha na Ilha do Governador tem um sabor especial, já que sou cria do bairro e tenho um carinho muito especial pelos trabalhadores que vivem ali em condições de vulnerabilidade alimentar – afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Advertisement

A Cozinha Comunitária da Ilha do Governador será administrada pela SMTE em cogestão com o Instituto Socioeducacional Reaprender, do Grupo de Estudos Integrais Demétrius (GEID), uma instituição filantrópica ligada à comunidade espírita e que atua há 34 anos na Ilha com projetos sociais diversos. Segundo Larissa Costa Murad, coordenadora de Segurança Alimentar da SMTE, e Claudia Mussumeci, do Instituto Socioeducacional Reaprender, a nova unidade funcionará no térreo da instituição, na Rua Romancista, 96, Freguesia. As refeições serão servidas de 11h às 13h.

– Moro no bairro Zumbi, na Ilha. Para mim, é um orgulho poder participar deste projeto que tem como objetivo beneficiar as comunidades da região, e que, tenho certeza, vai engrandecer a minha carreira – disse a cozinheira Rafaela Emídio, de 36 anos, que trabalhará ao lado de Velania Peneta, de 40 anos e moradora da Cacuia.

Programa Prato Feito Carioca já serviu mais de 2,7 milhões de refeições

O Programa Prato Feito Carioca já serviu mais de 2,7 milhões de refeições. Além de Maré e Realengo, as cozinhas comunitárias estão instaladas na Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Recreio dos Bandeirantes, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança e Nova Sepetiba. E, com a inauguração da nova unidade na Ilha, serão 17 cozinhas funcionando de segunda-feira a sexta-feira na cidade.

O Prato Feito Carioca é destinado a inscritos no cadastro único da Assistência Social e também a qualquer trabalhador em situação de vulnerabilidade econômica. Por meio da secretaria de Trabalho e Renda, os beneficiados também são inseridos nos programas Trabalha Rio e Rio+Cursos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura 17ª Cozinha Comunitária, na Ilha do Governador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui