Prefeitura do Rio inaugura em Campo Grande o 100° Ginásio Educacional Tecnológico da cidade

GET foi erguido com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, e o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, inauguraram, nesta terça-feira (26/03), o 100° Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino. É o GET Nelcy Noronha, em Campo Grande, na Zona Oeste, construído a partir da desmontagem da Arena do Futuro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que se transformou em quatro escolas públicas. O espaço vai atender a cerca de 400 alunos, do 6º ao 9º ano, no modelo de escola pública mais inovador do país.

O GET segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30. Esse modelo educacional, lançado em março de 2022, tem por objetivo potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao tempo que impacta o entorno escolar.

Para potencializar ao máximo os benefícios do legado e evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos.

Um dos itens do Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, fosse desmontada e transformada em quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos. Os GETs Emiliano Galdino e José Mauro de Vasconcelos, construídos pela Rio-Urbe em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram inaugurados em 6 de fevereiro, em Santa Cruz e Bangu, respectivamente. O GET Nelcy Noronha nesta terça e o GET Mestre Diego Braga, no Rio das Pedras, tem previsão de inauguração para o fim deste mês.

Advertisement

A Prefeitura investiu ainda cerca de R$ 10 milhões numa obra de drenagem para acabar com um histórico de alagamentos no entorno do GET Nelcy Noronha.

Com a inauguração do novo GET na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 100 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura em Campo Grande o 100° Ginásio Educacional Tecnológico da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui