Prefeitura do Rio inaugura mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos na Zona Oeste

Com mais dois novos GETs em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, a Rede Municipal expande o modelo educacional inovador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guilherme Oliveira

A Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro inaugurou, nesta terça-feira (22/08), mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs) na Zona Oeste do Rio. As Escolas Municipais Yolis da Silva e Célia Maria de Oliveira Camargo, ambas em Inhoaíba, foram oficialmente designadas como GETs. A primeira atende 757 alunos do segmento Fundamental I, enquanto a segunda abrange 874 alunos do Fundamental II.

Para o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferrerinha “Os GETs são uma atualização do modelo educacional proposto pelos CIEPs, integrando diversas áreas do conhecimento. O GET é o CIEP do século XXI” declarou.

E ainda destacou que esse novo modelo de escola em período integral é fundamentado no método STEAM (sigla em inglês pra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) que busca a integração de diferentes disciplinas para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana.

A Rede Municipal de Ensino, por meio da introdução dos Ginásios Experimentais Tecnológicos, busca promover uma educação pública de qualidade que esteja alinhada com o mundo contemporâneo. A previsão é de que até o final do ano sejam inaugurados 70 GETs, e até o término da atual gestão municipal, esse número alcance 200.

Advertisement

Os GETs estão em sintonia com iniciativas educacionais de outras partes do mundo, sendo espaços colaborativos onde a cultura maker, conhecida no Brasil como “mão na massa”, desempenha um papel fundamental. E por meio deles, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em projetos interdisciplinares para além dos tradicionais livros didáticos.

O objetivo é criar um ambiente propício para que os alunos possam desenvolver projetos próprios e aprender por meio da prática, ao mesmo tempo em que impactam positivamente o ambiente escolar. No GET, o aluno é colocado no centro do processo educacional, reforçando o compromisso da escola municipal com a sociedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos na Zona Oeste
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. São escolas voltadas para o mercado – e não desenvolvimento de habilidades, e muito menos crítico (veja que aprendizado emocional e língua portuguesa parecem ignorados)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui