Brás de Pina e Ilha do Governador ganham espaços de experimentação tecnológica; saiba mais

Os dois bairros têm agora um Ginásio Experimental Tecnológico, comandados pela Prefeitura com a finalidade de qualificar a educação no referido segmento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Guilherme Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lançou, na terça-feira (25/04), mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), sendo um em Brás de Pina e o outro na Ilha do Governador, ambos na Zona Norte da capital fluminense.

Este modelo de escola está alinhando às tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos alunos, por meio do pensamento crítico e desenvolvimento de novas habilidades, além de seguir a abordagem ”Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, mais conhecida como STEAM.

Os GETs investem na qualificação da educação integral, com o modelo de escola pública mais inovador do país. “É muito mais que uma sala de aula tecnológica, um laboratório, é uma revolução em como imaginamos que nossas escolas devem funcionar”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha. “A gente precisa ter nossas escolas mais alinhadas com as vocações tecnológicas e as demandas da sociedade. E para isso temos que tornar a escola mais atrativa”, complementou.

Com a inauguração dos dois novos, a rede municipal passa a contar com 15 GETs, atendendo a cerca de 7.200 alunos e com previsão de lançamento de mais sete GETs nos próximos meses. A previsão é de que até o fim deste ano, chegue a 70 GETs e 200, entre novas unidades e unidades remodeladas, até o final da gestão, espalhados pelo Rio de Janeiro. Este modelo, atende alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Advertisement

“Fazer da ciência uma rotina do aluno é uma proposta dos GETs. Uma cidade é mais bem construída através de uma educação de qualidade, pública, e em locais que atualmente possuem baixo índice de desenvolvimento social”, disse o Subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, no lançamento da Escola Municipal São Paulo, em Brás de Pina, transformada em GET.

“Fico muito feliz que a Gurgel do Amaral tenha sido uma das primeiras escolas escolhidas para a implantação do GET, o modelo de escola pública mais inovador e tecnológico do Brasil. Quando falamos de tecnologia falamos de futuro, e pensando no futuro, o melhor que podemos fazer é preparar a nossa juventude” comentou Rodrigo Toledo, Subprefeito das Ilhas, no lançamento da Escola Municipal Gurgel do Amaral, na Portuguesa, Ilha do Governador.

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao tempo que impacta o entorno escolar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brás de Pina e Ilha do Governador ganham espaços de experimentação tecnológica; saiba mais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui