Prefeitura do Rio inaugura mais um Ginásio Educacional Tecnológico na Zona Oeste

Construída com material da Arena do Futuro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, esta é a quarta escola pública aberta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O novo GET vai atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano. Reprodução: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Nesta quinta-feira (16), o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inaugurou, mais um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino. O GET Mestre Diego Braga, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, pretende atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano, e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

Essa é a quarta escola pública construída com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Ginásio Educacional Tecnológico segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral.

Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker, tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que impacta o entorno escolar.

“Essas escolas serão um legado eterno para a nossa cidade. Esse material aproveitado da Arena do Futuro é utilizado de maneira muito sustentável. Temos aqui o modelo de ensino mais inovador que hoje temos no Brasil, que são os Ginásios Educacionais Tecnológicos. É a escola carioca do futuro, em tempo integral, que vai ajudar a nossa criançada aqui de Rio das Pedras a sonhar grande”, destacou Renan Ferreirinha.

Advertisement

Para potencializar ao máximo os benefícios do legado e evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos.

“Essa escola nasceu do zero e é uma das quatro unidades do Legado Olímpico, que a gente desmontou a Arena do Futuro e usou o material para construir essas escolas. Elas são dotadas de acessibilidade, com bastante conforto e toda climatizada. É mais um equipamento que entregamos para a Educação e para a garotada de Rio das Pedras”, disse Armando Queiroga, presidente da Rio-Urbe, empresa municipal responsável pela construção do GET Mestre Diego Braga.

Um dos itens do Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, fosse desmontada e transformada em quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos. Os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos e Nelcy Noronha, construídos pela Rio-Urbe em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram inaugurados este ano, em Santa Cruz, Bangu e Campo Grande, respectivamente.

Com a inauguração do novo GET na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 135 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024.

A nova unidade escolar recebeu o nome em homenagem ao ex-lutador de MMA Diego Braga Alves, nascido e criado em Rio das Pedras. Ele foi morto em janeiro, aos 44 anos, após tentar recuperar uma moto furtada em sua própria casa, na comunidade da Muzema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura mais um Ginásio Educacional Tecnológico na Zona Oeste
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui