Parque Susana Naspolini, em Realengo, ganha mercado popular com mais de 10 lojas

Lojas construídas têm 9m² cada uma e foram montadas lado a lado, para organizar o comércio existente anteriormente na área

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas, entregaram, nesta sexta-feira (09/06), as obras de 11 lojas no Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste da capital fluminense. Esta é a primeira benfeitoria a ficar pronta na área de lazer que, quando estiver completa, terá cerca de 77 mil metros quadrados.

O investimento na construção é de aproximadamente R$ 72 milhões. Os Secretários Municipais da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, de Cidadania, Renato Moura, e o Subprefeito da Grande Bangu, Robson Chocolate, participaram da entrega das chaves dos estabelecimentos.

A área de lazer está sendo erguida na esquina das Ruas General Raposo e Carlos Venceslau, em um antigo terreno do Exército. As lojas construídas têm 9 metros quadrados cada uma e foram montadas lado a lado, como um mercado popular, para organizar o comércio existente anteriormente na área. E próximo ao mercado há um espaço multiuso que poderá receber feiras e eventos, entre outras atividades. O local também apresenta inéditas soluções para adaptar a cidade aos desafios das mudanças climáticas, como ilhas de calor e inundações.

O parque vai melhorar a temperatura da região, não vão mais ouvir o meteorologista falar que a temperatura mais alta é a de Bangu. A gente fica brincando, mas isso muda de fato a vida das pessoas. Hoje é só um pequeno aperitivo da grande mudança que vai acontecer aqui” disse Eduardo Paes.

Advertisement

O futuro parque ganhou o nome de Susana Naspolini, em homenagem à Jornalista que sempre se destacou pela competência no exercício da profissão e pela sintonia com a população carioca. Sempre carismática, ela fazia reportagem comunitária de grande relevância para a população, auxiliando a administração pública a otimizar a prestação dos serviços em benefício dos cariocas.

Cavaliere, que estava à frente da pasta de Ambiente e Clima quando o projeto do parque foi pensado, também participou da entrega das chaves das lojas. “Desde o início, quando foi sugerido o projeto do maior parque da história da Zona Oeste, com essa dimensão, sempre pensamos em algo perfeito para a população. Hoje tem um significado importante, é a entrega das lojas, de um trecho que foi muito impactado pelo início da obra de drenagem no entorno do parque. Nós precisamos readequar o espaço e fizemos praticamente um shopping para as lojas” disse.

O parque será a maior área de lazer da região e é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio até 2024, além de ser uma antiga reivindicação dos moradores. O projeto prevê um espaço verde que seja ponto de referência, qualificando o local e elevando a qualidade de vida da população. O parque foi desenvolvido para beneficiar não apenas o bairro, mas alcançar uma área ainda maior da Região Metropolitana, considerando a proximidade com a Transolímpica.

O Município do Rio de Janeiro tem uma dívida com a Zona Oeste, e a gente está fazendo o que sempre faz, que é olhar pelo povo daqui, pelo chão que a gente pisa. E vamos colocar a Zona Oeste na história do Rio de Janeiro” afirmou Tainá de Paula.

Atrativos do Parque:

O Parque Realengo Susana Naspolini terá sete acessos para a população e um bosque com 11.200 m², com plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Os visitantes poderão apreciar uma horta e um pomar, que farão parte da área produtiva, onde os moradores terão oportunidades de aprendizado de manejo com a terra e o alimento.

Os visitantes terão ainda um espaço de 3.500 m² com oito núcleos de churrasqueiras, com mesas e bancos. E as crianças poderão se divertir em três grandes áreas, setorizadas por idades. Uma para bebês e crianças até dois anos, outra para maiores de dois anos e uma terceira área infantil aquática.

A prática esportiva também será outro atrativo. A população poderá aproveitar uma área com campo de futebol, duas quadras poliesportivas, quadra de basquete 3×3, skate park e muro de escalada. O local contará também com uma área cultural. E as ruínas existentes no local serão preservadas, e um percurso metálico vai integrar essa área a um novo espaço cultural que será construído.

A previsão é de que o Parque Realengo beneficie moradores de outros bairros da Zona Oeste, como Padre Miguel e Bangu, e de toda a Região Metropolitana. Assim como aconteceu com o Parque Madureira, que atrai visitantes de toda a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Susana Naspolini, em Realengo, ganha mercado popular com mais de 10 lojas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui