Com capacidade para a atender 2.500 pacientes mensalmente, o Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel, na Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade, foi inaugurado nesta quarta-feira (28), com a presença de Eduardo Paes (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD). A edificação fica no interior da Policlínica Hélio Pellegrino.
A unidade oferecerá à população serviços de prevenção, diagnóstico, tratamento, consultas e exames a portadores com HIV e outras doenças infectocontagiosas, como: hepatites virais, hanseníase e tuberculose. O Centro será também um polo de pesquisas e treinamento de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a unidade é uma grande conquista para a cidade por possibilitar o tratamento de pacientes em condições mais complexas de saúde.
Mais de 25 mil pessoas convivem com HIV, na capital fluminense. Deste total, 23 mil tratam a doença em unidades municipais de saúde. Graças aos atendimentos prestados, mais de 80% dos pacientes têm boas condições de saúde e vivem com a carga viral indetectável.
O Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel também vai fornecer atendimento nas especialidades de pneumologia, hepatologia, gastroenterologia e dermatologia.
As informações são da BandNews Rio de Janeiro.