A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD), inaugura, nesta quarta-feira (02/04), uma sala multiuso na Praça Seca, Zona Oeste da cidade, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O novo espaço, instalado no Centro Municipal de Referência de Mato Alto, tem diversos elementos lúdicos, como piscina de bolinhas, painéis sensoriais, escorrega e outros brinquedos.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o objetivo de levar conhecimento à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas autistas. Em 2025, o tema da campanha nacional sobre o autismo é ”Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
De acordo com especialistas, a criação de espaços de interação coletiva é essencial para desenvolver habilidades cognitivas, sociais e melhorar a percepção de si e do outro. A sala multiuso foi pensada para oferecer uma grande ferramenta de cuidado para a pessoa com deficiência por meio de ações desenvolvidas no grupo interdisciplinar.
”A sala foi planejada para os diversos usos no cuidado por meio de brincadeiras. Pessoas autistas têm direito de participar de todos os serviços da SMPD, respeitando e considerando sua individualidade, interesses, peculiaridades e potencialidades. Os atendimentos são avaliados de acordo com a demanda que o usuário nos traz. Investimos na inclusão e na acessibilidade buscando a cidadania plena da pessoa com deficiência”, ressalta a secretária Helena Werneck.
Equipes da SMPD realizam ações junto às famílias, que são parte fundamental no processo de cuidado. Estas atividades têm como objetivo fornecer informações, suporte e recursos para que os pais ou responsáveis se empoderem e sintam-se capazes de serem atores na promoção de estímulos ao desenvolvimento de seus filhos.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência reforça a importância da conscientização e inclusão social das pessoas autistas, fortalecendo estratégias para uma vida adulta plena e com oportunidades reais de desenvolvimento profissional com autonomia e independência , por meio dos apoios necessários. A SMPD atende mais de 2.000 pessoas autistas da cidade do Rio, em suas diversas modalidades de atendimento e projetos.