Prefeitura do Rio inicia operação de duas linhas de conexão do BRT

Linhas 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água - via Sepetiba) e 68 (Bangu x Terminal Deodoro) começam a funcionar nesta segunda (30/09)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Apache Vip V, ônibus do sistema BRT do Rio de Janeiro - Foto: Luiz Paulo Rodrigues Silva

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, começa a operar a partir desta segunda(30/09), na Zona Oeste da cidade, dois serviços de conexão do BRT, que fazem paradas em pontos de ônibus urbanos convencionais: linha 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água – via Sepetiba) e linha 68 (Bangu x Terminal Deodoro). Neste domingo (29/09), a Prefeitura iniciou também a primeira fase de operação do novo Terminal Curral Falso, das 10h às 15h, para o Terminal Alvorada. Foi ativada a linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) com partidas a cada 15 minutos.

A linha 28 atenderá principalmente o bairro de Sepetiba, ligando os terminais Curral Falso e Pingo D’água, da Transoeste, com um percurso de 17 km. São 17 paradas em pontos de ônibus nas ruas e saídas em intervalos de 10 minutos. Esta é a primeira fase de operação deste serviço. Neste momento inicial, tanto a linha 28 quanto o Terminal Curral Falso funcionarão nos horários de entrepico, das 10h às 15h. 

Já o serviço 68 vai conectar o bairro de Bangu (Praça Horácio Hora) com o Terminal Deodoro, passando pela Praça das Juras, Vila Vintém e Fumacê. O trajeto de 11 km contará com 10 paradas em pontos de ônibus nas ruas, e saídas com intervalos de 10 minutos nos horários de pico. Este serviço funcionará 24 horas todos os dias.

Diferentemente dos demais modelos do BRT, esses veículos que farão o serviço de conexão das linhas 28 e 68 contam com catraca interna para embarque de passageiros na rua. Não será aceito pagamento em dinheiro nessas linhas. Os serviços, operados pela Mobi-Rio, aceitarão apenas pagamentos com os cartões Riocard e Jaé. A passagem custa R$ 4,30, valor praticado nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município. 

Neste momento, não há mudança no funcionamento dos demais serviços do corredor Transoeste que passam na região e os passageiros devem seguir utilizando as estações mais próximas (Cajueiros e Santa Veridiana).

Terminal Curral Falso começa a operar gradualmente das 10h às 15h

A Prefeitura iniciou a primeira fase de operação do novo Terminal Curral Falso, que funcionará das 10h às 15h. A partir desta segunda-feira (30/09), foi ativada a linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) com partidas a cada 15 minutos. O tempo estimado de viagem é de 1 hora, com oito paradas ao longo do trajeto.

Neste momento, não há mudança no funcionamento dos demais serviços do corredor Transoeste que passam na região e os passageiros devem seguir utilizando as estações mais próximas (Cajueiros e Santa Veridiana). Após a conclusão das obras, outros serviços passarão a operar no Terminal Curral Falso, ampliando ainda mais a oferta de transporte na região.

Nesta primeira fase de operação, o Terminal Curral Falso receberá exclusivamente as linhas 15 (Terminal Curral Falso x Terminal Alvorada – Expresso) e 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água – via Sepetiba). 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inicia operação de duas linhas de conexão do BRT

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui