A Prefeitura do Rio lança nesta terça-feira (16/01) um edital nacional para a ocupação dos espaços do complexo cultural da Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. É a primeira vez que o equipamento realiza um chamamento público para cessão de pauta a projetos artísticos-culturais. O objetivo é ampliar a democratização do acesso no uso do equipamento.
Os espaços disponíveis são: Sala Eletroacústica (de 100 a 120 lugares); Teatro de Câmara (439 lugares) e Galeria de Arte. As inscrições podem ser feitas até 3 de março, pela internet.
Podem participar espetáculos profissionais de teatro, dança, circo, música, performances e experimentos cênicos, projetos de intervenções artísticas, instalações e exposições de artes visuais, shows musicais, festivais, mostras, dentre outras modalidades que estejam necessariamente relacionadas ao campo das artes e/ou da cultura. Os projetos serão avaliados por uma comissão interna em até 30 dias úteis após o prazo do encerramento das inscrições.
A classificação será por notas, de acordo com os critérios e pontuações como: consistência artística e relevância do projeto no contexto sociocultural, correlação entre o projeto e os espaços da Cidade das Artes, promoção da equidade de gênero e raça, capacidade técnica de execução e estratégias de democratização do acesso, acessibilidade e formação de público.
De acordo com a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz, a expectativa é que o complexo seja ocupado por atrações de todo o Brasil:
“Esperamos receber o maior número de projetos de todo o país para montarmos uma programação anual diversa e representativa da cultura nacional”.
Inaugurada em 2013, a Cidade das Artes está aberta ao público e aos produtores culturais para promover ações que estimulem a cultura em seu potencial econômico. Referência como um dos principais pontos artísticos cariocas, este espaço de arte, convivência e lazer tem a missão de viabilizar o acesso à cultura aos moradores do Rio e turistas.
Serviço
Edital de ocupação dos espaços da Cidade das Artes
Inscrições: de 16/01 a 03/03
Formulário de inscrição
Como funciona a cidade das artes aberta ao público em 2013: salas de cinema que nunca foram abertas, algumas salas de teatro que nunca foram usadas, espaço para restaurantes que nunca foram usados, acessibilidade zero, entrada e saída somente de carro com nenhuma entrada a pé, jardins que estão com mato de 1 metro de altura e não permite ocupação nos fds. Gestão pública é boa, pode confiar.