Prefeitura do Rio lança edital nacional para uso de espaços da Cidade das Artes

É a primeira vez que o equipamento realiza um chamamento público para cessão de pauta a projetos artísticos-culturais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um dos palcos da Cidade das Artes - Divulgação

A Prefeitura do Rio lança nesta terça-feira (16/01) um edital nacional para a ocupação dos espaços do complexo cultural da Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. É a primeira vez que o equipamento realiza um chamamento público para cessão de pauta a projetos artísticos-culturais. O objetivo é ampliar a democratização do acesso no uso do equipamento.

Os espaços disponíveis são: Sala Eletroacústica (de 100 a 120 lugares); Teatro de Câmara (439 lugares) e Galeria de Arte. As inscrições podem ser feitas até 3 de março, pela internet.

Podem participar espetáculos profissionais de teatro, dança, circo, música, performances e experimentos cênicos, projetos de intervenções artísticas, instalações e exposições de artes visuais, shows musicais, festivais, mostras, dentre outras modalidades que estejam necessariamente relacionadas ao campo das artes e/ou da cultura. Os projetos serão avaliados por uma comissão interna em até 30 dias úteis após o prazo do encerramento das inscrições.

A classificação será por notas, de acordo com os critérios e pontuações como: consistência artística e relevância do projeto no contexto sociocultural, correlação entre o projeto e os espaços da Cidade das Artes, promoção da equidade de gênero e raça, capacidade técnica de execução e estratégias de democratização do acesso, acessibilidade e formação de público.

Advertisement

De acordo com a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz, a expectativa é que o complexo seja ocupado por atrações de todo o Brasil:

“Esperamos receber o maior número de projetos de todo o país para montarmos uma programação anual diversa e representativa da cultura nacional”.

Inaugurada em 2013, a Cidade das Artes está aberta ao público e aos produtores culturais para promover ações que estimulem a cultura em seu potencial econômico. Referência como um dos principais pontos artísticos cariocas, este espaço de arte, convivência e lazer tem a missão de viabilizar o acesso à cultura aos moradores do Rio e turistas.

Serviço
Edital de ocupação dos espaços da Cidade das Artes
Inscrições: de 16/01 a 03/03
Formulário de inscrição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança edital nacional para uso de espaços da Cidade das Artes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura do Rio lança edital nacional para uso de espaços da Cidade das Artes
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Como funciona a cidade das artes aberta ao público em 2013: salas de cinema que nunca foram abertas, algumas salas de teatro que nunca foram usadas, espaço para restaurantes que nunca foram usados, acessibilidade zero, entrada e saída somente de carro com nenhuma entrada a pé, jardins que estão com mato de 1 metro de altura e não permite ocupação nos fds. Gestão pública é boa, pode confiar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui