Prefeitura do Rio lança o projeto ‘Núcleo de Vida Marinha’

O Núcleo de Vida Marinha tem como objetivo monitorar as espécies mais ameaçadas dos 246 quilômetros de extensão do litoral carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Baleia Jubarte em sua passagem pelas águas do RJ / Reprodução: Internet

O projeto Núcleo de Vida Marinha da cidade do Rio de Janeiro, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o AquaRio, foi anunciado nesta terça-feira (08/06), dia Mundial dos Oceanos, e tem como objetivo monitorar as espécies mais ameaçadas dos 246 quilômetros de extensão da costa litorânea carioca.

O projeto Núcleo de Vida Marinha representa uma sinalização rumo ao Rio+30 Cidades, evento que será realizado no Rio no primeiro semestre de 2022, e que tem como proposta a discussão do papel dos centros urbanos nas mudanças climáticas mundiais.  O Rio+30 Cidades, por sua vez, conflui com a Década dos Oceanos, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai de 2021 a 2030, cujo intuito é alertar a comunidade internacional sobre os impactos da ações humanas sobre o ambiente marinho.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Núcleo de Vida Marinha, com o apoio técnico do AquaRio, deverá firmar parcerias com universidades, sociedade civil e terceiro setor para desenvolver projetos científicos e políticas de proteção ambiental. A gestão do Núcleo ficará a cargo da doutora em biologia marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Simone Pennafirme.

Para o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere: “É muito simbólico que, na Década dos Oceanos da ONU, pela primeira vez, a Prefeitura do Rio crie um núcleo dedicado às questões oceânicas e vida marinha. A cidade tem uma relação íntima com o mar e vamos apresentar na Rio+30 estratégias de conservação desses ecossistemas.”

Advertisement
Ilhas Cagarras Prefeitura do Rio lança o projeto 'Núcleo de Vida Marinha'
Ilhas Cagarras / Reprodução: Internet

Biodiversidade ameaçada

A costa da cidade do Rio é composta por arquipélagos e praias arenosas, mas sua biodiversidade marinha ainda é muito desconhecida. Nesse ecossistema existem inúmeras espécies ameaçadas de extinção. Mamíferos, como as baleias jubarte, por exemplo, precisam de cuidados especiais durante a sua a rota migratórias pelas águas do litoral do Rio, segundo a secretaria de Meio Ambiente.

As ilhas Cagarras, arquipélago localizado a cinco quilômetros da orla de Ipanema, é um refúgio da biodiversidade marinha afetado por mudanças climáticas, que podem levar ao branqueamento e morte dos seus corais. esse fenômeno pode alterar o funcionamento desse ecossistema, que tem uma capacidade ambiental até superior ao da vegetação da Amazônia, pela quantidade de espécies e em termos de eficácia na fixação do carbono

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança o projeto 'Núcleo de Vida Marinha'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui