Prefeitura do Rio lança plano de recuperação econômica para lojistas do Centro

Programa será destinado aos comércios afetados pela pandemia da Covid-19 no perímetro entre as ruas Primeiro de Março, Praça Pio X, Avenida Rio Branco e Rua da Assembleia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saara, no centro do Rio. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, lançou nesta terça-feira, (31/01), um plano de subsídios para auxiliar a recuperação econômica dos lojistas no Centro do Rio de Janeiro.

O novo programa é destinado aos comércios de rua afetados pela pandemia da Covid-19. Ao todo, 90 negócios devem ser beneficiados com um repasse de R$ 75 por m² por até quatro anos com limite de até 192 m².

Segundo a Prefeitura, o auxílio é exclusivo para imóveis no térreo com fachada voltada para a rua, no perímetro entre as ruas Primeira de Março, Praça Pio X, Av. Rio Branco e da Rua da Assembleia.

Paco do Ouvidor Prefeitura do Rio lança plano de recuperação econômica para lojistas do Centro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço


Proprietários de imóveis na região delimitada deverão manifestar interesse no programa pelo endereço de e-mail: cpl@cdurp.com.br. em até 45 dias.

Advertisement

A contrapartida exigida pelo Município é que os negócios incentivados funcionem em horário estendido a depender da atividade e/ou aos finais de semana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio lança plano de recuperação econômica para lojistas do Centro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso não vai adiantar nada. Não tem movimento enquanto existir home office. As empresas privadas, estatais e repartições públicas insistem na brincadeira improdutiva de deixar os funcionários em casa, ou indo trabalhar apenas 3x na semana. Isso é ridículo e a economia vai pro brejo. Já estamos assistindo demissões em massa em várias empresas de tecnologia, varejistas quebrando. Eu sempre avisei, a economia é uma corrente: funcionarios de grandes empresas e funcionarios publicos pensam que vivem numa bolha, que vão ficar em casa coçando saco e recebendo final do mês pra sempre. Pois o reflexo disso já está sendo sentido na ponta, com comércios que quebraram na pandemia e não reabriram e outros que aguentaram e agora sucumbem como Lojas Americanas e demais varejistas, empresas de transporte etc. A corrente se quebrou e vai chegar nos grandes e na turminha que inisiste em ficar em casa fingindo que trabalha, indo pra academia 10h da manha, indo passear o cachorro 15h, para pra almoço, para o lanche… e por aí vai. Prefeito achando que vai conseguir equacionar a situação mamtendo essa esbornia , tentando estimular a abertura de comércio mas nao vai. Nem mesmo o setor de transportes que faliu e a prefeitura que vem socorrendo com dinheiro público se manterá de pé, basta voce ver os ônibus em pleno horário de rush rodando vazios, pois ninguém vai mais trabalhar, ficam em casa. A unica coisa que me deixa indignado, são os proprietários de salas e lojas continuarem pagando IPTU extorsivo altíssimo, pra uma prefeitura que presta serviço de péssima qualidade, com a cidade imunda. E não conseguem vender ou alugar suas salas e lojas pq ninguém quer comprar, pois a prefeitura quebrou o comércio mandando fechar na pandemia. Era obrigação da prefeitura dar isenção de IPTU de todas as salas e lojas que foram fechadas irresponsavelmente pela Prefeitura na pandemia e agora o próprio poder publico que quebrou o comércio insiste em estimular os funcionários a ficarem em casa de home office. Certamente o poder público é o responsável por todo caos que se arrasta na economia carioca até hoje. Vamos ver até quando essa cidade vai se sustentar só com petroleo.

  2. Que projeto estranho! Quase 3 anos depois do início da pandemia, quem tinha que fechar até agora já fechou…Sem deixar de fora que a delimitação de logradouros abrange em boa parte a rota do VLT no coração do Centro. Fica difícil acreditar que a finalidade foi a ajuda ao comércio. Não entendo também a mecânica de destinação do $$$ sendo direta para o dono do imóvel. Não deveria ser para o operador do comércio? O montante pode chegar a R$ 1,3 milhão/mês durante 4 anos, como também comentam “O Globo” e a “Veja Rio”. Por fim, a prefeitura (PMRJ) poderia explicar, de acordo com a área demarcada acima por que ficam de fora lojas que estão após o lado par da Rio Branco em direção à Praça Tiradentes, assim como o que ainda restou de comércio da Rio Branco até a Cinelândia? As lojas fechadas aos montes indicam que para a PMRJ a Rua da Carioca, Santa Luzia, Graça Aranha, Senador Dantas. Marechal Floriano (tristeza) e até áreas próximo do SAARA estão muitíssimo bem obrigado.

    • O irmão do prefeito é um dos donos do BTG Pactual. O BTG tem fundos imobiliarios que abrangem galerias e edificios comerciais em determinadas localidades no Centro e estão levando prejuízo. Começa a pesquisar isso daí que você vai entender só meia dúzia de felizardos serem presenteados pela Prefeitura no Centro. A região da Lapa, Mem de Sa e adjacências ta tudo fechado e todo mundo sendo explorados/obrigados a pagar IPTU de imóvel Zona Sul. Infelizmente existem partes do Centro que não serão beneficiadas pq não tem proprietários emvolvidos com políticos. Ano que vem tem eleições, vamos dar o troco.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui