O bispo Marcelo Crivella (Republicanos), anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31/03) que a Prefeitura está em negociações com as Forças Armadas para que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) viajem à China e antecipem a entrega dos 806 respiradores mecânicos adquiridos pelo município.
A chegada de parte desses equipamentos, comprados antes do início da pandemia do coronavírus, está prevista para chegar em etapas, em abril e maio. Os respiradores são fundamentais no tratamento dos casos mais graves da Covid-19.
– Nós precisaremos de uns quatro ou cinco aviões de campanha, porque temos na China mais de 150 toneladas de material comprado pela Prefeitura para trazer. Eles nos pediram quais são os aeroportos e nós já informamos. Estamos apenas aguardando a decisão. São US$ 300 milhões em equipamentos – afirmou Crivella.
Aquisição de 40 mil máscaras para proteger profissionais de saúde
O prefeito se reuniu nesta manhã com o gabinete de crise para decidir novas providências no combate à pandemia. Entre elas, ficou acertada a compra em curtíssimo prazo de 40 mil máscaras de proteção a serem destinadas prioritariamente aos profissionais de saúde do município. Outros R$ 2,5 milhões serão gastos na aquisição de camas para o hospital de campanha da Prefeitura, no Riocentro.
Comprou tatos respiradores assim por dispensa de licitação né?
Tudo da China…
Tudo bem que a situação permite
Mas a compra foi diretamente realizada a um custo de mercado?
Se sim, pelo visto, DESConsiderou-se a logística e o custo do transporte…
Deve ter rolado uma grana pra lá e pra cá certamente.
O Bispo não joga pra perder