Prefeitura do Rio oferece curso para guias de turismo atuarem no Planetário da Gávea

O curso visa proporcionar noções de astronomia e estimular a criação de roteiros turísticos voltados à ciência e à diversão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio promoverá o primeiro curso gratuito para mais de 500 guias turísticos, com o objetivo de capacitar profissionais para atuar no maior planetário da América Latina. O curso visa proporcionar noções de astronomia e estimular a criação de roteiros turísticos voltados à ciência e à diversão.

O evento inaugural está marcado para a próxima terça-feira (23/01), das 9h às 17h, no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio. Os inscritos receberão a confirmação por e-mail em breve e são solicitados a comparecer às 8h do dia do curso. E após a conclusão do treinamento, os participantes serão agraciados com um certificado.

O intuito do programa é democratizar o acesso à astronomia, apresentando aos guias de turismo todas as atrações do Planetário. Nas terças-feiras, as visitas ao Museu do Universo e as Sessões de Cúpula são gratuitas. E além disso, os guias podem incluir outras atrações ligadas à ciência e à tecnologia em seus roteiros turísticos pela cidade.

O curso, idealizado pela equipe de astronomia do Planetário da Gávea, está dividido em dois módulos. Os guias terão a oportunidade de adquirir noções teóricas sobre astros e estrelas, além de participar de sessões de cúpula com filmes que exploram o céu do Rio de Janeiro.

Advertisement

Renan Uccelli, o Presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, destaca o crescimento das atividades do Planetário, como o recente Luau das Estrelas, que contou com a participação de mais de 900 pessoas: “O Planetário vem aumentando suas atividades, focando no fortalecimento do conhecimento da astronomia de um jeito criativo e lúdico. E também já compramos novos telescópios para que os visitantes possam ver de perto estrelas, constelações e eclipses.”

Leandro Guedes, o Diretor de Astronomia, explica que o curso abordará o funcionamento de todas as áreas do Planetário, incluindo a nave-escola e as duas cúpulas: “Os participantes terão acesso a informações para enriquecer seu trabalho de guia, como a história da invenção dos planetários e da nossa instituição. Isso tudo acompanhado de boa dose de noções básicas de astronomia.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio oferece curso para guias de turismo atuarem no Planetário da Gávea
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui