Prefeitura do Rio oferecerá serviços do programa ‘Favela com Dignidade’ na Cidade de Deus neste sábado

A iniciativa vai oferecer serviços como inscrições em porgramas de assitência social, orientação para retirada de documentos gratuitos, cadastro para oportunidades de emprego, entre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Costa/Prefeitura do Rio

No sábado (23/04) a Prefeitura do Rio de Janeiro estará realizando o programa “Favela com Dignidade” na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Este evento contará com a participação de várias Secretarias e Órgãos Municipais que estarão à disposição da população a partir das 9h, em um Campo de Futebol, na Rua Monte Sião, na AP2.

O programa tem como principal objetivo garantir e facilitar o acesso da população que reside em comunidades aos serviços públicos essenciais, proporcionando uma melhoria significativa nas condições de vida dos moradores dessas áreas. Desde sua implantação em 2021, o programa já realizou 20 ações comunitárias conjuntas, beneficiando diretamente cerca de 23,8 mil pessoas.

A iniciativa é promovida pela Subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha, em colaboração com a Secretaria de Ação Comunitária, e oferecerá uma ampla gama de serviços para os residentes da região, como por exemplo, orientações sobre oportunidades escolares no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), inscrições no programa Minha Casa Minha Vida e CadÚnico, registro para a castração de pets, matrículas em creches e no Ensino Fundamental I e II, orientação sobre carteira de trabalho, assistência para pessoas com deficiência e seus familiares, entre outros serviços. Haverá também atendimento pelo Procon Carioca para consultas e reclamações relacionadas ao consumo.

A Secretaria de Saúde estará presente para oferecer vacinação contra a covid-19 (com a vacina bivalente) e contra a influenza, atualização da caderneta de vacinação, orientação sobre planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis e medidas de combate a arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. E além disso, serão distribuídos preservativos, haverá atividades educativas para crianças sobre saúde bucal e auriculoterapia.

Advertisement

Por lá as equipes do programa Academia Carioca proporcionarão atividades físicas, a Secretaria de Esportes promoverá um aulão de zumba e a Secretaria de Transportes abordará questões relacionadas aos meios de transporte na região, incluindo emissão de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, recursos relacionados a multas de trânsito, informações sobre o Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio de Janeiro e cadastramento no MotoRio.

A Defesa Civil estará presente para fornecer orientações sobre segurança em residências, enquanto a Fundação Parques e Jardins distribuirá mudas de plantas e ensinará como cuidar delas para mantê-las saudáveis. E por lá a Comlurb realizará atividades de limpeza, como varrição, desobstrução de ralos, roçagem, capina, remoção de lixo e coleta domiciliar e a CET-Rio implantará sinalização vertical na região e distribuirá material educativo.

As seguintes pastas e órgãos da Prefeitura do Rio estarão presentes: Assistência Social, Saúde, Trabalho e Renda, Educação, Habitação, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Proteção e Defesa dos Animais, Conservação, Transportes, Esportes, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Rioluz, Instituto Pereira Passos (Territórios Sociais), Fundação Parques e Jardins e IplanRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio oferecerá serviços do programa 'Favela com Dignidade' na Cidade de Deus neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura do Rio oferecerá serviços do programa 'Favela com Dignidade' na Cidade de Deus neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui