Prefeitura do Rio premia projetos inovadores de servidores públicos

Prêmio Inova Gestão Pública reconhece iniciativas que melhoram a administração municipal e beneficiam a população.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Fundação João Goulart, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Inova Gestão Pública na última quarta-feira (11/12), no Palácio da Cidade, em Botafogo. O evento celebrou as melhores propostas e iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores municipais, com o objetivo de reconhecer projetos que transformam a gestão pública e geram benefícios diretos para a cidade e seus habitantes.

Rafaela Bastos, presidente da Fundação, destacou a importância da premiação como um reconhecimento ao trabalho dos servidores e um incentivo à inovação: “O Instituto Fundação João Goulart é um hub de desenvolvimento. A gente cria essa premiação para que reconheça e celebre, junto ao servidor público, as intencionalidades, ideias e esse dia a dia de trabalho. É muito importante reconhecer o trabalho que é feito de forma árdua ao longo do ano. Vamos incentivar e reconhecer o capital intelectual desse servidor, fazendo com que existam mais ideias e a gente tenha um ambiente de inovação e colaboração.”

O prêmio, que recebeu 143 inscrições de equipes de 25 órgãos municipais, busca estimular a cultura de inovação no setor público e valorizar equipes que repensam processos e atividades cotidianas, promovendo pequenas melhorias ou grandes transformações. Além disso, oferece visibilidade a projetos relevantes que muitas vezes permanecem pouco conhecidos.

Andrea Senko, Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse prêmio é importante porque incentiva projetos inovadores. Projetos que eventualmente podem ser utilizados pela Prefeitura. E outro ponto importante é falar de uma possível expansão desses projetos para outros municípios, outros entes públicos do estado do Rio e do Brasil como um todo. Isso é fundamental. É sensacional essa valorização do servidor, dando visibilidade e reconhecimento.”

Após três etapas de avaliação, os finalistas participaram da cerimônia de premiação, onde as equipes vencedoras receberam R$ 8.000,00, troféus e vagas em capacitações oferecidas pelo Instituto Fundação João Goulart.

Conheça os vencedores por categoria:

  • Iniciativas Implementadas em Serviços ou Políticas Públicas:
    • 1º lugar: “Projeto Rio de Energia Verde”, de Willians Gaspar, Fábio Batista e Walner Mattoso (Subsecretaria de Gestão Compartilhada da Secretaria de Fazenda). Segundo Willians, o projeto entrega “aspectos econômicos e de sustentabilidade muito importantes” ao realizar “contratos de energia de fontes cem por cento limpas e renováveis, diretamente com os produtores” gerando economia e evitando emissões de carbono.
    • 2º lugar: “Circuito de Festas Literárias”.
    • 3º lugar: “Eleições para Todos: Comunicação Alternativa nas Eleições 2022”.
  • Propostas Inovadoras:
    • 1º lugar: “Monitora”, de Walter Passos (Coordenadoria Técnica de Infraestrutura e Logística da Casa Civil). O projeto, segundo Walter, surgiu “a partir de alguns gaps que a gente percebe, de vazamento, fuga do padrão de consumo” buscando “aliar tecnologia ao problema para tentar sanar e atuar em tempo mais curto para evitar o desperdício e otimizar os recursos públicos.”
    • 2º lugar: “Limpeza 360: Gestão Completa e Online da Limpeza Urbana”.
    • 3º lugar: “Meu Ponto Acessível”.
  • Iniciativas Implementadas em Processos Organizacionais:
    • 1º lugar: “O impacto do Geoprocessamento e Análise Espacial no processamento de dados de saúde”, de Alexandra Clarin e Viviane Lins Araújo (Secretaria de Saúde). Alexandra destacou que é “o reconhecimento de um trabalho que a gente tem feito na prefeitura desde 2008 e que ganhou nesse momento uma oportunidade de ter uma função na gestão.” Viviane complementou explicando que o “impacto é o tempo de resposta em relação aos dados que são trabalhados e a resolução e assistência da saúde de cada usuário” permitindo que se gaste tempo “com gestão de cuidados” e não com “gestão de lista”, concluiu Alexandra.
    • 2º lugar: “Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais”.
    • 3º lugar: “Programa GM Sem Preconceito”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio premia projetos inovadores de servidores públicos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui