Prefeitura do Rio prepara esquema de limpeza para primeiro fim de semana de blocos de rua

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para o primeiro fim de semana de carnaval de rua, com as apresentações dos blocos oficiais pela cidade. Só de blocos oficiais são 415, com 456 desfiles, veja mais em nossa agenda dos Blocos de Rua do Rio em 2023. Neste sábado (21/01), saem o Bloco das Divas, na Rua Imperatriz Leopoldina, no Centro, e o Bloco Carnavalesco Nem Muda nem Sai de Cima, na Avenida Maracanã, 838, na Tijuca. No domingo (22/01), vão sair o Pega Rex, em Ipanema, e a Banda da Saens Pena, na Tijuca. A Companhia vai atuar com 20 garis nos quatro pontos. A lavagem hidráulica das vias com água de reúso será realizada com quatro pipas d’água e quatro vans motobomba. Cada um dos locais contará com dez contêineres para que os frequentadores possam fazer o descarte correto de seus resíduos. 

A presença da Comlurb nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte. 

A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R $748,21. já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches receberá uma multa de R$ 273,09.  

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio prepara esquema de limpeza para primeiro fim de semana de blocos de rua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui