No sábado (06/05), em comemoração aos 212 anos do Rio Comprido, a Subprefeitura do Centro em parceria com a Aliança Resgate Organização Não Governamental (ARONG), prepara um grande evento para a comunidade, que será realizado na Praça Condessa Paulo de Frontin, das 9 às 14h. O evento iniciará com a fala do prefeito Eduardo Paes e do subprefeito Alberto Szafran.
A festa contará com a participação de diversas secretarias municipais, órgãos públicos e instituições locais, que estarão presentes com ações de saúde, assistência social, atividades esportivas, apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda, direito do consumidor, auxílio para legalização de comerciantes e ambulantes, oficinas de práticas manuais e até um ônibus literário, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Serão oferecidos pela Fundação Leão XIII, SEBRAE, Procon e outros parceiros locais, os serviços de isenção para segunda via de documentos, certidões de casamento, óbito, nascimento e carteira de trabalho digital, mutirão do INSS, atendimento jurídico, doação de mudas, corte de cabelo, massagem e esmaltação de unhas, inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos, vagas para jovens aprendizes, oficinas de operador de drone, oficina de DJ, exame de vista, além de apresentações culturais e atividades voltadas ao público infantil.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente com os serviços de cadastro em bancos de emprego, encaminhamento para vagas e diversos cursos. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também ofertará os serviços de vacinação contra a Influenza e a Covid-19, orientações sobre saúde bucal, saúde e bem-estar da mulher, tabagismo, tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de glicose.
Para atender a população em situação de vulnerabilidade social que reside no entorno, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá, por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, pedagogo e assistente social, um atendimento de orientação, inclusão e atualização do Cadastro Único, que dá direito à programas e serviços, como o Bolsa Família, BPC, ID Jovem e Tarifa Social. No ato, também será possível tirar dúvidas sobre documentação civil por meio do Documenta Rio.
Para além dos serviço à comunidade, a festa contará com a apresentação dos grupos Samba Charme, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, do É Nois no Samba e do Sem Medo. Haverá também a participação dos DJ’s Serginho Black e Pedro Vagner e uma performance dos cães e da banda da Guarda Municipal.
A fim de garantir a segurança dos participantes, a Subprefeitura do Centro e a CET-Rio montaram um esquema especial de trânsito, com algumas interdições no entorno, das 09h às 23h59. E para minimizar os impactos ao tráfego e orientar os motoristas, agentes de trânsito estarão de plantão no local.
Estarão interditadas as seguintes vias:
- – Rua Aristides Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Estrela e a Praça Condessa Paulo de Frontin;
- – Praça Condessa Paulo de Frontin, pista das edificações ímpares, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.
- Será proibido o estacionamento nas seguintes vias:
- – Rua Aristides Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapagipe e a Rua Professor Quintino do Vale;
- – Praça Condessa Paulo de Frontin, pista das edificações pares, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.
- – Rua Barão de Itapagipe, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.
Programação:
- 8h30 -Apresentação da Academia Carioca do CMS Salles Netto e aula de zumba
- 9h15 – Abertura com fala do prefeito Eduardo Paes
- 9h30 – Apresentação da Banda da Guarda Municipal e corte do bolo de aniversário do bairro
- 10h – Apresentação do “Show Dog” da Guarda Municipal
- 10h30 – Aulão de zumba
- 11h – Apresentação de dança cigana do projeto Saúde Saudável
- 11h15 – Apresentação teatral da Sede do Movimento
- 12h – Apresentação do grupo Chegando de Surpresa e gari Sorriso
- 12h30 – Zumba com o grupo Fazendo Arte
- 12h50 – Ação social plena unção, cântico de louvor
- 13h10 Apresentação do grupo ABADÁ Capoeira
- 13h35 – Encerramento com a Escola de Samba Estácio de Sá
Quer melhorar o Rio Comprido, derrube aquele viaduto que matou o bairro.
Mas se quiser melhorar um pouquinho, reduza a distância dos postes e ilumine a calçada na margem do rio.
A luz de led é mais focada, não dispersa muito. Os postes como estão hoje, afastados e com luminárias muito altas, fazem a avenida Paulo de Frontin ser um convite a bandidos.