Prefeitura do Rio promove ação ‘Favela com Dignidade’ em Santa Cruz com prestação de serviços

O evento que ocorrerá no próximo sábado (25/11), das 9h às 14h, contará com a participação de diversas pastas e órgãos públicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Secretaria de Ação Comunitária

A Secretaria de Ação Comunitária da Prefeitura do Rio promoverá a ação “Favela com Dignidade” à Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Este evento, que acontecerá na Escola Municipal Prof. Jorge Gonçalves Farinha, no próximo sábado (25/11), das 9h às 14h, contará com a participação de diversas pastas e órgãos públicos. Esta ação abrangerá uma variedade de serviços para a comunidade.

E além dos serviços previamente planejados, já foram iniciadas intervenções visando melhorias na qualidade de vida da região. A ação de desassoreamento do Canal Três, entre a Avenida Cesário de Melo e a Rua Vinte e Três, assim como a substituição de lâmpadas, reparos de pavimentação e poda de árvores estão em andamento. Essas ações estão sendo executadas pela Fundação Rio-Águas, RioLuz, Secretaria de Conservação e Comlurb.

O programa implantado em 2021, visa garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos para a população que reside em áreas com menores Índices de Desenvolvimento Social. O objetivo é proporcionar melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Até o momento, o programa já realizou 22 ações comunitárias conjuntas, totalizando 28,9 mil atendimentos diretos.

No evento “Favela com Dignidade” serão oferecidos os seguintes serviços:

Advertisement

Leia também

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

  • Secretaria de Saúde (SMS): Avaliação e atualização de cadernetas, vacinação contra COVID-19 e influenza, testes rápidos para detecção de doenças, orientações sobre saúde sexual, higiene oral, prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika, entre outros serviços.
  • Secretaria de Habitação (SMH): Inscrição no Minha Casa, Minha Vida.
  • Secretaria de Assistência Social (SMAS): Orientações sobre o CadÚnico, atendimento social, informações sobre o CRAS e passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus para pessoas acima de 60 anos.
  • Secretaria de Trabalho (SMTE): Cadastro no banco de oportunidades de emprego.
  • Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA): Vacinação antirrábica e inscrição para castração de cães e gatos.
  • Secretaria de Educação (SME): Orientações sobre matrículas escolares, PEJA e busca ativa de alunos ausentes.
  • Secretaria de Transportes (SMTR): Informações sobre cartão de idoso, pessoas com deficiência e orientações sobre transportes na região.
  • Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD): Orientação sobre direitos das pessoas com deficiência e serviços oferecidos nos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência.
  • Procon Carioca: Orientações sobre problemas de consumo.
  • Fundação Parques e Jardins: Distribuição de mudas de plantas.
  • Defesa Civil: Orientações sobre segurança residencial, vistorias e abertura de boletins, se necessário.
  • Fundação Leão XIII: Isenção para segunda via de certidões e habilitação para casamento comunitário.
  • Detran RJ: Agendamento para 1ª e 2ª via de carteira de identidade.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio promove ação 'Favela com Dignidade' em Santa Cruz com prestação de serviços

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui