Prefeitura do Rio promove ações de incentivo à vacinação no Dia Nacional da Imunização

A Secretaria de Saúde do Rio promove, nesta sexta-feira (09/06), ações de incentivo à população para manter a caderneta de vacinação em dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Edu Kapps/SMS

No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (09/06), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) reforça a importância de manter a caderneta em dia. A data é uma iniciativa de promoção e incentivo à vacinação como forma de proteção individual e coletiva da população contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas.

Com o propósito de levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas e para alcançar uma cobertura vacinal ainda maior, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza constantemente ações de conscientização. Em maio, o município alcançou a expressiva marca de 20 milhões de doses aplicadas contra a covid-19.

Ao todo, são 18 vacinas de rotina ofertadas nas unidades básicas de saúde de forma permanente, durante todo ano nos pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Os imunizantes estimulam a defesa do organismo a identificar e se proteger de vírus ou bactérias, com o objetivo de evitar mortes e até erradicar doenças. É o método mais seguro e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelos vírus em grupos mais suscetíveis.

Diante de tantas doenças infecciosas é um alívio termos formas tão eficazes de prevenção. Não podemos esquecer que a imunização é um esforço coletivo e, para funcionar, é preciso que as pessoas procurem os postos de saúde. Porém, cada vez mais a população tem deixado de se vacinar. No Rio, por exemplo, este ano apenas 24% da população carioca se vacinou contra a influenza até o momento. É imprescindível que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se imunizar contra a gripe o quanto antes”, alerta a Superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

Advertisement

Principais Ações de Junho:

Em junho, com o objetivo de ampliar o acesso à imunização, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, realiza, no sábado (10/06), uma ação em conjunto com a Maratona do Rio 2023. O ponto de vacinação funcionará na Marina da Glória, das 8h às 16h, e os imunizantes disponíveis serão contra influenza e reforço contra covid-19 (bivalente) para o público a partir dos 18 anos.

Dando sequência à parceria com a concessionária MetrôRio, a secretaria continua promovendo a vacinação contra a gripe e a covid-19 em estações do metrô. Na próxima quinta-feira (15/06), será a vez da Estação de Botafogo receber um ponto de imunização no corredor principal, próximo ao acesso B (Muniz Barreto). A ação também será realizada na Estação Cantagalo/Copacabana, na quinta-feira subsequente (22/06), no corredor, próximo ao acesso B (Xavier da Silveira).

Podem receber a dose de reforço bivalente contra covid-19 todas as pessoas com 18 anos ou mais. Já a vacina da gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idades

Principais Informações Sobre as Campanhas:

No mês passado, o município prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de ampliar a cobertura da população e, principalmente, dos grupos prioritários, devido à sazonalidade das doenças respiratórias, mais comuns no inverno. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se imunizar. A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos.

No Rio, a vacinação acontece nas 237 unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. E as unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma “Onde Ser Atendido” no link: http://prefeitura.rio/ondeseratendido. A vacina também está disponível no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h, e também conta com um drive-thru. Os pontos extras pela cidade, podem ser consultados no link: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/.

A orientação é para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, para que o esquema vacinal seja avaliado pelos profissionais de saúde e atualizado, quando necessário. A secretaria oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes, com informações essenciais sobre cada imunizante disponível. O material pode ser consultado no site do EpiRio, pelo link: https://epirio.svs.rio.br/wp-content/uploads/2023/04/Livro_VacinacaoDaCrianca_miolo_PDFDigital-SiteInterativo_20230427.pdf

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio promove ações de incentivo à vacinação no Dia Nacional da Imunização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui