Prefeitura do Rio reabre Nave do Conhecimento de Irajá

Espaço oferecerá cursos gratuitos visando atender às demandas que o setor de tecnologia coloca em termos de desenvolvimento profissional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafaella Amaral

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), reabriu nesta terça-feira (30/08), a Nave do Conhecimento de Irajá, na Zona Norte da cidade. Além de incentivar a busca por novos conhecimentos de forma democrática através de seus ambientes interativos, a Nave oferecerá inúmeras opções de oficinas, palestras e cursos com foco na capacitação das pessoas para o mercado de trabalho na área de tecnologia, um setor que cresce de forma acelerada e necessita de mão de obra especializada.

Esta é a oitava Nave do Conhecimento reativada pela SMCT. Desde dezembro do ano passado, foram reabertas para o público as Naves do Engenhão, Madureira, Nova Brasília, Triagem, Santa Cruz, Vila Aliança e Padre Miguel, que já receberam 101.501 acessos de usuários. A partir de janeiro de 2021, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos.

Inaugurada em 3 de outubro de 2012, a Nave do Conhecimento de Irajá conta com ambientes multiuso onde serão promovidas diversas atividades que visam potencializar a experiência digital sempre com o apoio de monitores e instrutores aos usuários. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.

Ambientes tecnológicos

Recepção Digital – local onde o usuário faz seu cadastro, reserva computadores na Lan Table, Biblioteca e Sala Multimídia, consulta as grades de eventos da unidade e de horários, além de dar sugestões.

Advertisement

Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital – ambiente com computadores com acesso restrito a conteúdos educativos. Ideal para cursos à distância ou semipresenciais, pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia – espaço com computadores, telão e projetor, destinado à realização de cursos e atividades formativas diversas.

Gruta – ambiente voltado para o público infantil. Oferece conteúdos digitais variados, acessíveis em tablets, além de material físico, como livros e jogos.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site: www.navedoconhecimento.rio

Funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 21h.
Sábado, das 9h30 às 16h30.
Fechada domingos e feriados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio reabre Nave do Conhecimento de Irajá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui