Prefeitura do Rio realiza demolição de 10 construções irregulares na Rocinha

Estruturas estavam em uma área de escoamento das chuvas e colocavam em risco a população local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira, 9/11, uma operação de demolição de construções irregulares erguidas em área pública e de preservação ambiental, na Rua Dionéia, no alto da comunidade da Rocinha. A ação foi para derrubar 10 construções erguidas irregularmente e desabitadas, além de fundações e alvenarias de imóveis que estão em fase inicial de obras. Também foi demolida uma garagem erguida sem autorização.

A Defesa Civil emitiu um laudo condenando as construções por estarem localizadas no caminho do escoamento das águas das chuvas, o que coloca em risco os seus ocupantes e moradores de casas próximas devido ao alto risco de desabamento.

Essa operação de hoje na Rocinha tem o objetivo de demolir construções irregulares, que foram erguidas em uma área de proteção ambiental, mas acima de tudo em uma região que é o ponto de escoamento das águas da chuva. Isso coloca em risco tanto as construções, quanto as pessoas que, eventualmente, venham a se instalar ali. É muito importante que as pessoas tenham essa consciência. E, reforço, nosso objetivo é proteger vidas e prevenir desastres. Temos feito muitas ações de demolição de construções irregulares, em especial em áreas sob influência do crime organizado e hoje o mais importante é fazer com que vidas sejam preservadas”, destaca o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participam da operação agentes da Secretaria de Conservação, Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Guarda Municipal, Light, Cedae, Comlurb e Polícia Militar.

Advertisement

Em setembro de 2022 uma outra operação de demolição realizada pela Prefeitura foi interrompida por criminosos armados no mesmo local. Na ocasião, cerca de 10 traficantes entraram no terreno e exigiram a saída dos agentes da prefeitura logo após o início da remoção de uma das vigas de sustentação das construções

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio realiza demolição de 10 construções irregulares na Rocinha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui