Prefeitura do Rio recebe reconhecimento como líder global em transparência e ação climática

Esta é a terceira vez consecutiva que a Prefeitura recebe o reconhecimento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio recebeu, nesta quinta-feira (17/11), pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento como líder global em ações e transparência climática, ganhando nota A do Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos com sede na Inglaterra. A entidade avalia as políticas implementadas por cidades e empresas no mundo.

Com o reconhecimento, o Rio se une a outras 121 cidades globais na chamada Lista A do CDP, sendo a única brasileira no grupo. Entre os projetos que ajudaram a cidade a manter a Lista A estão o Distrito de Baixa Emissão, do plano urbano Reviver Centro, a criação de novas Unidades de Conservação na cidade e o modelo de Avaliação de Perigos de Deslizamento para Consciência Situacional (LHASA Rio), que monitora os riscos de deslizamentos de terra.

Para integrar o ranking do CDP, uma cidade precisa divulgar seus dados publicamente e possuir um inventário de emissões na escala comunitária, ter definido um objetivo de energias renováveis para o futuro e ter publicado um plano de ação climática. As cidades da Lista A lideram a ação climática, adotando o dobro das medidas de mitigação e adaptação do que cidades não incluídas. No Rio, é o Instituto Pereira Passos que compila, gerencia e reporta os dados da cidade ao CDP.

O Carbon Disclosure Project, responsável pela premiação, opera um sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. A economia mundial considera o CDP o conjunto de dados mais rico e abrangente sobre ações corporativas e urbanas. Pela primeira vez, mais de mil cidades ao redor do globo receberam uma pontuação por sua atuação na questão climática. Das 122 cidades escolhidas na Lista A, apenas oito se encontram na América Latina. O Rio de Janeiro é a única cidade do Brasil a receber o reconhecimento neste ano. A Lista A foi implementada em 2018.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio recebe reconhecimento como líder global em transparência e ação climática
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui